Andre 05/01/2016 Serviços

Possui veículo registrado nos estados de Minas Gerais e/ou Paraná? Então, não deixe de conferir as informações a respeito da consulta IPVA 2016 MG e PR, para verificar o valor do imposto devido. Em Minas Gerais, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores terá uma redução média de 3,73% e vence a partir do dia 13 de janeiro, podendo ser parcelado em até três vezes. Quem optar por pagar em uma única parcela, à vista, tem direito a 3% de desconto.

Consulta IPVA 2016 MG e PR (Foto: FreePik)

Consulta IPVA 2016 MG e PR (Foto: FreePik)

Consulta IPVA 2016 MG e PR

Já no Paraná, o IPVA começa a ser cobrado no mês de abril e em breve a consulta IPVA 2016 MG e PR estará disponível. Os contribuintes que optarem por pagar à vista terão 3% de desconto no valor do imposto. Já quem quiser parcelar o pagamento, sem desconto, poderá quitá-lo em até três vezes.

Leia mais informações sobre: DETRAN Goiás: Consulta IPVA, Multas, Renavam

Como consultar

No caso do IPVA MG 2016, a consulta já está disponível. Se você possui veículo registrado no território mineiro e quer saber o valor que será cobrado, basta acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais e digitar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo.

Consulta pode ser feita presencialmente ou pelo portal do Detran (Foto: FreePik)

Consulta pode ser feita presencialmente ou pelo portal do Detran (Foto: FreePik)

A verificação dos valores também pode ser feita através do telefone 155, em todo o estado de Minas Gerais, e ainda por meio do aplicativo gratuito para smartphones e tablets (Android e iOS), disponível na página da Secretaria da Fazenda MG.

Consulta no PR

Já a consulta do IPVA PR 2016 estará disponível em breve no site da Secretaria da Fazenda do Paraná. O proprietário precisa digitar o Renavam do veículo e os caracteres da imagem mostrada na página para efetuar a verificação dos dados. De acordo com o órgão estadual, os contribuintes receberão, a partir de março, correspondência contendo os dados do veículo, valores do imposto e também o boleto bancário para pagamento.

Leia mais informações sobre: Detran SP: IPVA, consultar multas

Tabela de vencimentos IPVA 2016 MG e PR

Além de verificar os valores do IPVA do seu carro, moto, caminhão, ônibus ou outro tipo de veículo, você também deve ficar atento à tabela de vencimentos do IPVA 2016, cujas datas variam de acordo com o estado.

Quem não paga o IPVA dentro do prazo está sujeito a juros e multa por atraso, podendo enfrentar problemas também ao ser parado em blitz policial, como perda de pontos na CNH e apreensão do veículo, que não estará com a documentação em dia. Para evitar esses problemas, confira as tabelas de vencimento do IPVA e pague em dia o imposto.

Calendário IPVA MG 2016

Tabela do IPVA de Minas Gerais (Foto: Governo de MG)

Tabela do IPVA de Minas Gerais (Foto: Governo de MG)

Calendário IPVA PR 2016

Tabela do IPVA do estado do Paraná (Foto: Governo do PR)

Tabela do IPVA do estado do Paraná (Foto: Governo do PR)

Não perca o prazo para não ter dor de cabeça posteriormente. Quer mais dicas para consultar seu IPVA? Confira nossos outros artigos sobre este e vários temas relacionados. Fique bem informado aqui no Mundo das Tribos e não deixe de compartilhar essa informação com seus amigos e familiares.

Outros artigos

Dicas para Organizar sua Caixa de E-mail

23/06/2011

Dicas para Organizar sua Caixa de E-mail

Atualmente a internet já faz parte da vida das pessoas afinal com ela nós estamos conectados com todo e qualquer parte do mundo em momentos exatos, e para manter...

Livros de Fisiologia Humana Onde Comprar

28/06/2011

Livros de Fisiologia Humana Onde Comprar

Se você precisa de livros de fisiologia humana saiba que há inúmeros sites onde se adquirir títulos da área. São livros dos mais diferentes autores e editoras e ...

Curso de Meio Ambiente a Distância Ead

20/01/2011

Curso de Meio Ambiente a Distância Ead

A preocupação com o meio ambiente tem sido grande. Empresas, cidadãos, faculdades, Ongs e outros tipos de entidades, têm demonstrado que é hora de fazer ações qu...