Dicas para fazer selfies com o celular

Mania entre anônimos e famosos, as fotos “selfie”, também conhecidas como autorretrato, viraram uma grande febre nas redes sociais, principalmente no Instagram.

O presidente dos EUA, Barack Obama, foi flagrado fazendo um selfie com a premier dinamarquesa e o primeiro ministro britânico, durante o funeral de Nelson Mandela (Foto: Divulgação)

Até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se mostrou um adepto do ato de tirar fotos de si mesmo e publicá-las nas redes sociais. Em pleno funeral do ex-líder sul-africano Nelson Mandela, no estádio Soccer City, em Johannesburgo, o governante dos EUA foi flagrado registrando um selfie com o primeiro ministro britânico David Cameron e a premier dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt.

Adoradas por muitos e criticadas por outros, as fotos selfie requerem uma preparação para que fiquem perfeitas (não basta sair clicando de qualquer jeito) e ganhem muitas curtidas nos sites de relacionamento.

Como tirar uma selfie perfeita

O cuidado mais básico para fazer um autorretrato é com a iluminação (Foto: Divulgação)

Entre as dicas para tirar fotos selfies, a mais básica delas diz respeito à iluminação. Aproveite a luz natural para registrar a imagem, optando por lugares abertos. Se a foto for feita em casa, aproxime-se da janela ou conte com o auxílio de uma fonte de luz artificial.

O fundo da imagem é outro aspecto importante para um belo autorretrato. Boas opções são usar o mar, a vegetação natural e cenários do campo como fundo. Mas se for tirar o selfie em casa mesmo, prefira locais com paredes lisas, caso queira uma imagem mais convencional.

Com relação à expressão do rosto na foto selfie, as imagens que mais fazem sucesso nas redes sociais geralmente trazem pessoas sorrindo ou em poses descontraídas e engraçadas. Não se esqueça também de conferir o brilho do rosto (o excesso pode ser retirado com lenço de papel).

Outras dicas para fazer selfies com o celular

Posicionar a câmera acima do rosto é outra dica interessante (Foto: Divulgação)

Como a maioria das selfies são registradas com o smartphone, uma boa alternativa é utilizar a câmera frontal do aparelho para tirar a foto, já que você pode verificar como vai ficar o autorretrato através do visor do aparelho, fazendo os ajustes necessários antes de clicar, como por exemplo evitar que o braço ou a mão apareçam.

Outra dica para fazer selfies com o celular é evitar tirar fotos de frente para o espelho, pois além de o ato ter se tornado clichê, o resultado pode ser bastante ruim, com a imagem trazendo reflexos e objetos inesperados no fundo da foto.

Algo que também pode ajudar a gerar uma boa foto é posicionar o celular acima do rosto, truque interessante para quem quer aparecer com um rosto mais fino e/ou disfarçar o tamanho do nariz.

E antes de publicar a foto, verifique a imagem e faça os ajustes, caso sejam necessários, usando seu editor preferido. Os filtros disponibilizados pelo Instagram e outros aplicativos podem deixar o seu selfie ainda mais bonito e diferente.

Reply