Dicas Para Evitar Rachaduras nos Pés

PUBLICIDADE

O que mais acomete os pés das mulheres são as rachaduras nos pés que, à primeira vista, parecem ser algo simples e inofensivo, mas que se não tratadas podem trazer sérios problemas de saúde. Estas lesões vão além da estética, pois podem levar ao surgimento de fungos e bactérias, que provocam doenças como a hepatite.

Na maioria das vezes, as rachaduras são causadas pela falta de hidratação da pele, deixando-a ressacada e criando fissuras. Dependendo no nível podem causar sangramento pela profundidade do ferimento que se aprofunda cada vez mais. No inverno as rachaduras podem se acentuar, já que usamos sapatos fechados, que acabem por esconder o problema.

A dica para evitar as rachaduras nos pés e manter os pés sem rachaduras é a hidratação que pode ser feita com cremes e com a esfoliação pelo menos uma vez por semana, de preferência, antes de dormir. Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, utilizar sapatos confortáveis e sempre manter o check-up quanto aos hormônios mantém longe as rachaduras.

PUBLICIDADE

Há diversas receitas caseiras que também ajudam para evitar a moléstia. Veja abaixo algumas delas:

Mel e açúcar

Misture duas colheres de sopa de mel com quatro colheres de sopa de açúcar. Aplique nos pés e faça uma massagem antes de tomar banho. Enxugue bem e utilize um creme hidratante de preferência com 10% de uréia. Então, envolva os pés com um papel filme por 10 minutos. Isso irá acelerar a hidratação. Repita esse mesmo processo três vezes por semana.

Azeite

Utilize gotas de azeite virgem nos pés e calcanhares. Calce um par de meias. Não use cremes e nem óleos durante o dia, pois a umidade pode trazer bactérias e odor.

Glicerina

PUBLICIDADE

Após o banho, massageie os pés com um pouco de glicerina e deixe agir por uma hora. Depois lave com sabonete também de glicerina.

Banho de leite e creme de própolis

Ingredientes:

•1/2 litro de leite;

•1 litro de água mineral, ou filtrada;

•100 g de vaselina sólida;

•1 colher de chá de mel;

•1 colher de café de extrato de própolis;

Preparo:

Bata a vaselina até ela ficar com uma coloração esbranquiçada. Adicione o mel e o extrato de própolis e misture bem. Pronto, o creme de própolis está pronto. Guarde em uma vasilha com tampa. Ferva a água e adicione o leite após a retirada do fogo. Coloque em uma bacia que comporte os seus pés.

Aplicação:

Deixe os pés na água por aproximadamente 10 minutos. Retire-os da bacia e seque bem. Logo após aplique o creme de própolis. Repita o procedimento diariamente, até que se obtenha resultado. Depois, para manter, faça pelo menos uma vez por semana.

Hidratação com Melhoral

Ingredientes:

•10 comprimidos de Melhoral adulto;

•1 vidro de glicerina líquida;

•10 colheres de sopa de creme hidratante (para os pés);

•1 vidro de água oxigenada (usada para tingir cabelos);

Preparo:

Coloque tudo dentro do liquidificador e bata bem, até chegar a uma consistência agradável.

Procedimento:

Aplique nos calcanhares e no restante dos pés, de preferência a noite, antes de dormir. Repita o procedimento até obter resultado.

Mas quem é portador de diabetes deve realizar o tratamento dos pés por profissional especializado, a cada 30 dias. Este profissional está apto a verificar podopatias, doenças nos pés, que o paciente ainda não visualizou ou sentiu, já que os diabéticos têm uma perda grande da sensibilidade.

No caso de aparecimento de qualquer tipo de problema nos pés, o indicado é procurar um dermatologista, pois só ele poderá avaliar o caso e prescrever medicamentos adequados.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.