Dicas para ensinar criança a andar de bicicleta

Isabella Moretti 24/09/2013 Bem Estar

Um dos maiores desafios na vida de uma criança é aprender a andar de bicicleta. Ela precisa superar o medo de cair e adquirir confiança para conseguir dar as primeiras pedaladas.

Os pais precisam ter paciência e disposição para ensinar os filhos a andar de bicicleta. (Foto:Divulgação)

Ensinar uma criança a andar de bicicleta não é uma tarefa tão simples como parece, afinal, o processo envolve quedas e dificuldades para manter o equilíbrio. A situação complica ainda mais quando chega a hora de retirar as rodinhas.

Dicas para ensinar a criança a andar de bicicleta

Confira a seguir algumas dicas fundamentais para ensinar a criança a andar de bicicleta:

• Antes de incentivar a criança a dar as suas primeiras pedaladas, é fundamental se preocupar com a proteção. O equipamento de segurança não inclui apenas capacete, mas também joelheira e cotoveleira.

• A criança deve dar as primeiras pedaladas em uma área plana e sem movimento. Um adulto deve vigiar o tempo todo.

• É essencial que a bicicleta tenha o tamanho adequado para a criança.

O uso do equipamento de segurança é fundamental. (Foto:Divulgação)

• O adulto que está ensinando a criança a andar de bicicleta precisa ter paciência, afinal, pode levar tempo para que o pequeno condutor adquira autonomia.

• É fundamental respeitar o ritmo de cada criança e ajudá-la a superar os medos.

• Os pais devem incentivar o filho que está aprendendo a andar de bicicleta, pois os elogios servem de combustível para a motivação e autoconfiança.

• Aprender a andar de bicicleta é um processo que envolve muitas quedas, arranhões, hematomas e joelhos ralados. Contudo, os pais precisam encorajar a criança a tentar sempre.

• As bicicletas infantis são equipadas com rodinhas, que favorecem o equilíbrio da criança e tornam o método de aprendizagem mais seguro.

• Se a criança está com dificuldades para fazer curvas, vale a pena desenhar um ‘8’ gigante no chão para auxiliar o aprendizado.

O adulto deve ajudar a criança a se equilibrar na bicicleta e elogiar cada evolução. (Foto:Divulgação)

• Depois que a criança adquire confiança para pedalar e guiar, é chegada a hora de retirar as rodinhas de forma gradual, ou seja, primeiro um lado, mais tarde as duas partes.

• Algumas pessoas não recomendam a retirada gradual das rodinhas, alegando que isto prejudica a estabilidade.

• A retirada das rodinhas requer ainda mais atenção do adulto no processo se aprendizagem. A criança deve se sentar na bicicleta e começar a pedalar, de modo que o pai ou a mãe segure no banco traseiro para melhorar o equilíbrio. Outra sugestão nesta etapa é pegar nos ombros do condutor para auxiliá-lo.

• Na medida em que a criança anda de bicicleta, ela adquire prática e tem capacidade para guiar sozinha. O adulto pode soltar a sua traseira ou ombro aos poucos.

• É conveniente que a bicicleta tenha pelo menos um travão, assim a criança não precisa travá-la com os pés no chão.

• Para aumentar o interesse da criança pela bicicleta, vale a pena apostar na colocação de alguns acessórios, como cesto e campainha.

• Assim que a criança conseguir andar de bicicleta sozinha, vale a pena organizar um passeio em família para comemorar.

Outros artigos

Promoção Flex Car Taxa Zero Visa Vale

31/08/2011

Promoção Flex Car Taxa Zero Visa Vale

O cartão Visa Vale Flex Car é um benefício oferecido por empresas de pequeno, médio e grande portes aos funcionários que utilizam automóveis para o trabalho. Ele ser...

Uso de Flagyl na gravidez

13/11/2012

Uso de Flagyl na gravidez

O Flagyl é um antibiótico que combate doenças sexualmente transmissíveis e pode ser utilizado durante a gravidez, porém somente sob orientação médica. Saiba mais sob...

Como acabar com o mau cheiro dos pés

25/08/2014

Como acabar com o mau cheiro dos pés

Como acabar com o mau cheiro dos pés? – esta é uma pergunta bastante comum entre as pessoas que têm chulé. Quem sofre com o problema normalmente sente vergonha de ti...