Dicas para cuidar da reputação online

Com a democratização da internet é comum ver as pessoas acessando o Twitter, Facebook, Orkut e agora Google + e Badoo. Seja em casa,…

Por Élida Santos em 21/03/2012

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil (Foto: Divulgação)

Com a democratização da internet é comum ver as pessoas acessando o Twitter, Facebook, Orkut e agora Google + e Badoo. Seja em casa, no trabalho ou através de celulares, ficou simples manter contato com estranhos e conhecidos pela web. As pessoas usam esses sites para fazer amizades, procurar um namorado, manter contato com usuários que estão geograficamente longe ou até na sala ao lado. Com tantas facilidades de comunicação, alguns perderam a noção do que deve ou não ser divulgado online.

Em todas essas plataformas os internautas divulgam informações pessoais, que provavelmente interessam a um círculo de amigos em comum. É comum ver as pessoas postando fotos do interior de suas residências, comentando sobre compromissos diários, como ir a academia ou escola em determinados horários, e até mencionando informações sobre sua vida financeira, como por exemplo, a conquista de um novo emprego. Esse tipo de hábito pode colocar sua integridade física e moral em risco. Pessoas mal intencionadas podem usar essas informações para cometerem crimes contra você ou sua família.

O uso do computador causa a falsa sensação de segurança (Foto: Divulgação)

O primeiro erro de muitos usuários começa na adesão dos “amigos” virtuais. Não permita que pessoas desconhecidas façam parte da sua rede de amigos nesses sites de relacionamentos. A maior parte das redes sociais possuem aplicativos de segurança que permitem bloquear perfis indesejados, e até limitar o acesso as suas fotos, comentários e demais itens que fazem parte da sua página pessoal, a usuários escolhidos por você.

As redes socias estão presentes no dia a dia de milhares de pessoas pelo mundo (Foto: Divulgação)

Retratos comprometedores também fazem parte dos equívocos capazes de acabar com a sua reputação na web. Não poste fotografias somente com roupas íntimas, fazendo uso de decotes avantajados, ou fazendo uso de bebidas alcoólicas. O mesmo vale para os comentários sobre esses temas. Esse tipo de postura pode, inclusive, acabar com suas chances profissionais. Cada vez mais as companhias olham os perfis disponíveis nas redes sociais de cada candidato e uma dessas atitudes pode causar sua eliminação no processo seletivo.

A falsa sensação de proteção e omissão causada pelas informações colocadas na internet contribui para diversos crimes como, por exemplo, racismo, pedofilia e até quebra de sigilo bancário. Porém, as leis estão se adequando as novas situações. Então cuidado com os comentários maldosos, que ofendem e denigrem a imagem alheia. Essa postura resulta em processo criminal. E lembre-se, para manter sua imagem ilesa, tenha bom sendo antes de sair postando qualquer informação.

Top