Dicas para combinar cores e estampas na decoração

As estampas e cores são capazes de acrescentar personalidade aos espaços, deixando-os mais bonitos e charmosos. Apesar de eficiente, este efeito decorativo precisa ser…

Papel de parede com estampa vintage.

As estampas e cores são capazes de acrescentar personalidade aos espaços, deixando-os mais bonitos e charmosos. Apesar de eficiente, este efeito decorativo precisa ser usado com cautela para não sobrecarregar o espaço ou deixá-lo visivelmente cansativo.

O cuidado ao trabalhar com estampas e cores deve ser redobrado quando se trata dos ambientes de convívio. As áreas sociais necessitam de uma decoração discreta, agradável e aconchegante. O uso das cores e estampas em excesso pode desagradar os moradores e as pessoas que visitam a casa.

Algumas combinações são afinadas na hora de decorar com tonalidades e padronagens diferentes. Mas, antes de pensar nas mudanças que o ambiente vai sofrer, experimente testar as ideias na decoração e levar em conta o perfil de cada cômodo.

A variedade de cores e estampas é expressiva na decoração. As paletas exibem diferentes tons que criam uma identidade visual para cada ambiente, além das sensações transmitidas pelas cores. Há diversos padrões de estamparia que podem ser trabalhados, principalmente quando se trata da inserção de têxteis. Floral, geométrico, vintage, listras, xadrez e bolinhas são alguns motivos usados.

Cores e estampas em cada ambiente

Estampas no quarto.

-Quarto: é um ambiente de intimidade, por isso aceita uma decoração personalizada de acordo com as preferências do morador. O dormitório do adolescente combina com cores vivas e alegres, já o quarto de casal necessita de um equilíbrio aconchegante. Uma estampa com linha mais neutra representa a melhor forma de compor um espaço de descanso. O efeito monocromático também se apresenta como uma aposta interessante.

– Sala de estar: neste espaço social, não é indicado trabalhar com cores muito escuras porque elas podem prejudicar a iluminação. Os elementos que inserem estampas no cômodo são os tapetes e almofadas, afinal, nem sempre um conjunto de sofá estampado se ajusta ao estilo da decoração.

– Banheiro: trabalhe com poucas estampas e dê preferência para a montagem de um cômodo mais discreto, suave.

– Cozinha: quando a decoração é mais aconchegante e rústica, as estampas podem ser trabalhadas de forma sutil nos detalhes.

 Dicas gerais

– Defina um tom base para decorar o ambiente antes de escolher as demais padronagens.

– O trabalho com estampas diferentes é possível, mas deve existir um equilíbrio perfeito entre os motivos.

– Valorize os contrastes entre as cores e ilustrações, buscando sempre usar um tom neutro na decoração.

– A estamparia é um meio de causar efeito na decoração, por isso tenha em mente qual o objetivo de trabalhar com determinadas padronagens.

– Ao colorir os ambientes, busque a harmonia entre até três tons diferentes, sempre dando prioridade para a combinação entre cor fria e cor quente.

– Ao somar estampas diferentes, mantenha um padrão de cor.

 

Listras na decoração de um escritório.






Top