Dicas para a reforma da casa dar certo

Dicas para a reforma da casa dar certo

Só de pensar naquela reforma da casa você fica com dor de cabeça? Calma, pois essa experiência pode ser prazerosa do começo ao fim.…

Por Élida Santos em 04/07/2013

Planeje a sua obra (Foto: Divulgação)

Só de pensar naquela reforma da casa você fica com dor de cabeça? Calma, pois essa experiência pode ser prazerosa do começo ao fim. Em geral, os transtornos são passageiros e as benfeitorias duradouras. Pense que a reforma do seu lar é um modo de deixar o espaço mais harmônico, bonito, funcional e do jeito que sempre sonhou.

Casa desarrumada, poeira para todo lado, orçamento estourado e atrasos na entrega da obra acontecem na maioria dos casos. Porém, se você tomar alguns cuidados os riscos desses transtornos te assombrarem diminuem e muito. Veja algumas dicas para que a reforma da sua casa corra da forma mais tranquila possível.

Planejamento

Se a obra não for um caso emergencial, vale à pena esperar mais um pouco e guardar um dinheiro. Faça pelo menos três orçamentos e veja mais ou menos quanto que você vai gastar para fazer tudo que precisa, levando em consideração a média dos preços. Junte um valor acima do que chegou durante os seus cálculos. Essa reserva de dinheiro vai evitar estresse se por ventura o valor sair daquilo que foi esperado.

 

Contrate sob indicação (Foto: Divulgação)

Indicação

Um dos maiores problemas das reformas residenciais é com relação à mão de obra. Por procurar o melhor preço algumas pessoas são vítimas de golpes. Contratam prestadores de serviços que não cumprem com o combinado e acabam recebendo parte do dinheiro (ou até ele todo) e desaparecendo do mapa. Outros até fazem o serviço, mas o problema é o resultado. Para tentar fugir desse tipo de inconveniente, contrate sob indicação.

Qualidade

Às vezes o barato sai muito caro. Na hora de comprar o material priorize a durabilidade. O que não significa que você deva comprar o mais caro. Ouça as dicas do arquiteto e dos demais profissionais que estão atuando na reforma. Certamente eles saberão quais materiais são os melhores. Procure também a opinião de usuários na internet.

Tenha paciência durante a reforma (Foto: Divulgação)

Paciência

Tenha paciência em todos os sentidos. Não queira que a obra termine do dia para a noite e não fique cobrando que os pedreiros trabalhem 24 horas por dia para que as coisas sejam rápidas como você quer. Lembre-se que eles precisam se alimentar e descansar. Também não se irrite com a bagunça. Procure ficar pouco tempo no espaço escutando o barulho típico da reforma e tendo contato com a sujeira. Respeite o combinado sempre.

Pagamento

E por fim, jamais deixe de fazer o pagamento dos profissionais que trabalham para você em dia. Eles vivem disso e contam com o dinheiro para pagar as suas contas. Seja justo, não pechinche demais, pagando um preço abaixo do mercado. E combine dias para pagá-los de acordo com etapas concretizadas da obra. Dessa maneira você tem respaldo de que o trabalho será efetuado o mais próximo do prazo possível.

Aproveite essas dicas para que sua reforma dê certo.

Top