Dicas de recheios para bolinho de chuva

Dicas de recheios para bolinho de chuva

O Bolinho de chuva é tão saboroso que fica difícil comer poucos de uma vez, preparados à base de farinha de trigo essa receita…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

O Bolinho de chuva é tão saboroso que fica difícil comer poucos de uma vez, preparados à base de farinha de trigo essa receita agrada todo mundo, principalmente crianças. Polvilhada com açúcar e canela também é uma solução de sobremesa fácil para saborear quente em dias frios. A origem da receita remonta aos fins do século XVIII no Brasil, quando o prato ainda era feito por mãos escravas nas cozinhas das casas das sinhás.

Dicas de recheios para bolinho de chuva

Na época, farinha de trigo não era barata e fácil de comprar como hoje e o prato era preparado, então, com cará ou com mandioca, além de levar mais ovos na receita. A fritura era feita com gordura suína e os bolinhos recebiam nomes diferentes como Quero Quero e Filós de Carnaval – por serem comumente servidos nessa festa. Atualmente, a receita pode ficar ainda melhor com algumas dicas de recheios para bolinho de chuva que vão de doces a frutas.

Bolinho de chuva com chocolate (Foto: divulgação)

Receita de bolinho de chuva com recheio

Ingredientes

1 colher (sopa) de fermento em pó

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

3/4 xícara (chá) de açúcar

2 ovos

Essência de baunilha a gosto

1 xícara (chá) de leite

Açúcar e canela a gosto

Recheio a gosto (pode ser chocolate, bananas em rodelas ou goiabada)

Bolinho de chuva recheado com goiabada (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Para fazer o bolinho de chuva com recheio, junte a farinha de trigo e o fermento em pó em uma tigela, misture e acrescente o açúcar, os ovos, a baunilha e o leite. Mexa bem até formar uma massa uniforme. Esquente óleo e frite no fogo médio pingando na frigideira com o auxílio de uma colher (com uma rodela de banana em cada uma, se desejar). Quando dourar, escorra o óleo, passe para uma vasilha com papel toalha. Quando o excesso de óleo for absorvido transfira para um prato com açúcar e canela e sirva quente.

Receita fica mais saborosa com o acréscimo de recheios (Foto: divulgação)

Se o chocolate for a sugestão de recheio para bolinho de chuva escolhida por você, leve ao micro-ondas 4 colheres (sopa) de achocolatado, 1/2 lata de leite condensado e 1 caixinha de creme de leite por cinco minutos, com um intervalo aos dois minutos para misturar. Corte os bolinhos ao meio depois de prontos e coloque o creme. Caso opte pela goiabada, prefira fazer o bolinho assado (em forno preaquecido a 200°C), cortando o doce em cubos e misturando a massa, cerca de 20 minutos são suficientes para que fiquem prontos. Você pode também preparar outras receitas sobremesas fáceis como bolo de chocolate de caneca ou palitinhos de chocolate.

 

Top