quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 - 08/02/2023 08:09:51
MundodasTribos

Os empreendedores precisam de uma boa formação para conseguir administrar os negócios, por isso vale o investimento em cursos complementares ou de atualização. Empreender não é uma tarefa para qualquer, requer planejamento para obter lucro e presenciar o crescimento da empresa. Quando o empreendedor não tem um plano para suas ações, seu posicionamento no mercado pode estar ameaçado.

É claro que boa parte dos administradores conta com um curso de graduação, tanto de ADM como de economia. No entanto, isso não é o bastante para obter sucesso com os investimentos e prosperar no ramo de atuação. Um empreendedor competente é aquele que está sempre em busca de atualização, reciclagem e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos administrativos.

As pessoas que não possuem uma graduação relacionada ao ramo de negócios devem ficar ainda mais preocupadas com a aquisição de conhecimentos da área empreendedora. Muitos proprietários de micro e pequenas empresas não têm tempo disponível para freqüentar as aulas do ensino superior, o que acaba desencadeando uma procura maior pelos cursos de curta duração na área de negócios.

À distância ou presenciais, os cursos são capazes de contribuir com uma série de melhorias para os negócios. Os empreendedores contam com a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento de cada departamento da empresa, as tendências de mercado e qual a forma mais organizada e produtiva que conduzir os negócios. No entanto, quem está com dificuldades para encontrar tempo de estudar ou se aperfeiçoar, a dica é aproveitar as férias de julho.

Várias instituições oferecer cursos na área de negócios para os empreendedores, procurando montar uma programação sintética e abrangente que traga resultados para a micro ou pequena empresa. Nos últimos tempos, a área de empreendedorismo tem valorizado a difusão de conhecimentos sobre Franquias, Recursos Humanos, Administração Financeira, Estoques, Marketing e Vendas, entre muitos outros.

Na maioria das vezes, para conseguir uma formação de qualidade e rápida, o empreendedor precisa fazer um investimento alto. Por exemplo, se ele deseja fazer um curso de Marketing e Vendas nas férias de julho pela Business School São Paulo, terá que desembolsar R$ 1100,00. No entanto e vantajoso o dinheiro gasto com a formação do empreendedor que terá condições de impulsionar o seu departamento comercial.

Com o sucesso da estratégia de franchising, tem aumentado o número de pessoas interessadas no curso sobre franquia para se tornarem grandes empreendedores. As aulas explicam as principais leis desse tipo de negócio, como funciona e também qual a relação que deve existir entre franqueador e franqueado. A própria Associação Brasileira de Franchising promove os cursos  para deixar os proprietários de franquia atualizados e bem informados.

O Sebrae possui uma variedade de cursos gratuitos para empreendedores que atraem milhares de brasileiros. Através da sua plataforma de educação a distancia, a instituição promove a formação empreendedora sem qualquer tipo de custo e com a garantia de geração de certificado. Entre os cursos que são oferecidos gratuitamente pela internet, vale ressaltar: Análise e Planejamento Financeiro, Como Vender Mais e Melhor, Aprender a Empreender, Internet para Pequenas Empresas, Atendimento ao Cliente e Gestão Corporativa de Crédito. Acesse o site do Sebrae e confira todas as opções.

As dicas de cursos para empreendedores não param por aí, também é importante falar do ensino gratuito promovido pela FGV. Com cursos atualizados e livre acesso para a consulta de material pela internet, a Fundação Getúlio Vargas permite que os empreendedores aprendam sobre Recursos Humanos, Sustentabilidade, Ética Empresarial, Comunicação Institucional, entre outros assuntos. Para se inscrever em um dos cursos, acesse o site FGV Online.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Curso de Analista Financeiro

Curso de Analista Financeiro

Cursos XP Investimentos

Cursos XP Investimentos

Curso Gratuito Segurança do Trabalho

Curso Gratuito Segurança do Trabalho

Vestibular do IFPE 2016

Vestibular do IFPE 2016

Cursos gratuitos Museu de Arte Moderna da Bahia 2017

Cursos gratuitos Museu de Arte Moderna da Bahia 2017

Senac SP, cursos gratuitos 2012

Senac SP, cursos gratuitos 2012