Dicas de construção de casas

Construção dá um trabalho. Mais do que trabalho, dá despesa. Então, é sempre bom partir de um bom planejamento para evitar gastos desnecessários. Começar…

Construção dá um trabalho. Mais do que trabalho, dá despesa. Então, é sempre bom partir de um bom planejamento para evitar gastos desnecessários. Começar com pesquisa na internet, captando aqui e ali algumas dicas pode ser um ponto de partida interessante. Por exemplo, há sites, como os listados abaixo, com dicas bem legais que podem lhe ajudar a guiar a sua obra sem muitos problemas de início.

http://construirnet.com

http://construcaoereforma.com.br

http://dicasparaconstrucao.com/

http://casagomes.com.br

Mas para te ajudar, separamos algumas importantes. Confira:

O substrato precisa ser completamente coberto pelo chapisco, que nada mais do que uma argamassa que recobre paredes e teto e cuja finalidade é facilitar a a adesão do revestimento aplicado posteriormente. Isso deve ser feito seja na estrutura como na alvenaria de vedação. Quando o preparo do substrato estiver para ser feito é importante trabalhar com a mesma composição do chapisco e do revestimento, pois só assim se terá a noção exata da compatibilidade de todos os componentes.

A caiação nada mais é do que uma pintura que é feita sem a utilização de tinta. Ela é indicada para quem quer um trabalho mais natural e que transmita um efeito “manchado”. Veja a forma do preparo: misture um kg de cal industrializada com 3 litros de água, e pronto.

Como aplicar: sempre no sentido horizontal (disciplina à la Sr. Miyagi) utilizando um broxa.

Caso queira, além do branco, dar um pouco mais de cor à parede, adicione, a cada 10 litros de uma mistura de cal com água, um litro de cola branca, um copo de óleo de linhaça, meio copo de sal de cozinha e pigmento da cor que preferir.

Leia Também:  Decoração em Quitinetes

Agora você quer pintar o seu piso cimentado (queimado). Certo. Bom, para começar, caso seja preciso, faça um contrapiso de concreto magro. Daí, sim, sobre este contrapiso endurecido você fará o real piso de concreto cujas medidas constam no projeto. Neste caso, a superfície deve ser sarrafeada com desempenadeira de madeira ou com uma régua que nivelará o piso. Aproveite enquanto o piso ainda estiver úmido para fazer o acabamento. Então, polvilhe cimento em pequenas quantidades (0,5 Kg/m2) com a mão mesmo (obviamente protegida por luvas). Caso não queira fazer dessa forma, use uma peneira de arroz. Após essa etapa, alise a superfície com a colher de pedreiro ou uma desempenadeira de aço, sempre com movimentos em uma única direção.

Pintura de pisos cimentados: para começar, lave o piso com ácido muriático, diluído na proporção de 4 partes de ácido para 1 de água. A seguir, esfregue bem com uma vassoura de piaçaba, retirando qualquer parte solta e possíveis manchas. O enxágue deve ser feito com bastante água, eliminando todo o ácido. Já as superfícies porosas podem ser varridas com a vassoura de piaçaba e, após retirar as partes soltas, esfregadas com água e sabão, tirando as manchas de gordura e graxa. Depois faça a pintura com tinta acrílica, que deve ser bem misturada com cerca de 30% a mais de água. A pintura deve ser feita com rolo de lã, sempre no mesmo sentido. Caso seja necessária uma segunda demão, a mistura deve ser feita com apenas 20% de água.

Top