Em várias ocasiões os homens se deparam com a necessidade de usar uma roupa mais social, sendo que alguns eventos formais exigem até terno e gravata. Este look masculino é elegante e charmoso, mas é importante ter cuidado para fazer as combinações adequadas e não prejudicar a aparência com peças fora de moda ou sem sintonia.
Não há como negar que um terno, camisa e gravata muda o visual de qualquer homem, deixando-o elegante. Para quem quer montar um look diferente sem errar aí vão umas dicas de como fazer a combinação do look formal:
• Para o dia a dia pode ser investir numa linha mais sóbria, com gravata lisa, camisa branca e o terno bem cortado em tons que não cause impacto.
• É importante ficar atento ao detalhe de que o corte dos ternos está cada vez mais fit e exige corpo mais magro para ficar elegante.
• Para aqueles que tem uma barriguinha, é melhor optar por modelos tradicionais de terno e investir em camisas e gravatas mais exclusivas.
• A risca-de-giz está presente em vários modelos modernos, mas os ternos escuros continuam sendo os mais elegantes.
• Para quem quer usar ternos claros estes ficam bem quando combinados com camisas brancas ou azuis e uma gravata formal.
• Em relação às gravatas, elas estão mais finas e podem até dispensar o uso de prendedores, embora eles sejam um clássico do guarda-roupa.
• Fique atento a altura correta da gravata que deve ser até o começo da fivela do seu cinto. Para o nó da gravata faça o que você sabe melhor, considerando que o colarinho italiano precisa ser preenchido.
• É fundamental tomar cuidado com a escolha da estampa da gravata, afinal, alguns estão bem fora de moda e rompem um pouco com a proposta formal do look.
A regra básica continua sendo a harmonia de cores com a camisa, mesmo que elas tenham padronagens ou texturas. Se a gravata tiver textura ou cor, ela pode ser usada com terno risca-de-giz, mas não use com camisas estampadas. Com exceção das camisas com listras ou quadriculados discretos, que ficam bem com gravatas de poás.
Para que a gravata escolhida fique bem com ao terno e camisa é necessário passar bem, para isso use um papel cartolina por dentro da gravata para que fique esticada e firme aos movimentos do ferro de passar, que deverá seguir apenas uma direção para não causar marcas. Ao entrar no veículo, passe a gravata para fora do cinto de segurança, de modo que este fique por dentro e a gravata por fora, assim não amassará.
Aproveite as dicas de como combinar terno e gravata para melhorar a sua aparência em muitas ocasiões.