Dicas de Alimentação para Quem é Hipertenso

Para quem tem problemas de saúde, a alimentação tanto pode ser um poderoso aliado como um terrível vilão. Isso porque uma vez feita de…

Por Redacao em 09/07/2011

Para quem tem problemas de saúde, a alimentação tanto pode ser um poderoso aliado como um terrível vilão. Isso porque uma vez feita de forma bastante equilibrada e correta, ajuda o seu organismo a entrar no compasso de que precisa para que seus anos de vida sejam longos e repletos de muita qualidade.  Contudo, caso você se desleixe algo tão importante, certamente que você muito em breve irá sentir os reflexos de tudo isso.

A medicina já trata como assunto incontestável o papel de uma boa alimentação para que o coração funcione bem, cumprindo seu papel de bombar sangue para todo o resto do corpo e é por isso que muitos médicos até mesmo pegam “no pé” dos seus pacientes pedindo que levem a sério o que comer, com qual freqüência e com qual qualidade feita.

Para os hipertensos, a atenção quanto a alimentação passa a ser redobrada, uma vez que quem sofre de pressão alta não pode abusar, sob nenhuma hipótese, de alguns tipos de alimentos.

Sal mesmo é um inimigo mortal para quem vive com a pressão arterial nas alturas e por isso é sempre bom correr léguas de alimentos que só fiquem saborosos quando estão com muito sal no preparo. A pessoa hipertensa sempre tem que ter em mente que para se viver bem e com qualidade de vida, muitas vezes têm mesmo que lançar mão do sabor em detrimento de algo mais saudável mesmo que não seja uma explosão de gostosura, de sabor maravilhoso.

O Mundo das Tribos é um dos blogs que mais se preocupa em fazer artigos para que apontam caminhos para cuidar da saúde dos seus nobres leitores e este mesmo vai tratar especificamente de um assunto delicado e que mexe muito com a boa-vontade que é saber se alimentar quando se tem hipertensão. Tudo bem, é algo meio antipático mesmo alguém estar sempre querendo mostrar o que você deve comer ou não, no entanto, pense: vai ser para seu próprio bem.

Por isso, aqui vão dicas de alimentos para quem é hipertenso e você seguindo direitinho estas orientações, vai ter tudo para voltar com tudo a sua qualidade de vida. O primeiro cardápio indicado para hipertensos é como já citado no início, cortar o sal. Tudo pode ser muito gostoso, porém, se for uma bomba salgada rejeite porque pode levar sua pressão para as alturas e depois disso para o infarto ou derrame não irá faltar muito.

Gorduras? Nem pensar! Elas são ótimas para entupir as veias do coração e imagine um sangue querendo passar com toda a força – por causa da pressão alta – em meio a veias com entupimento? O coração dificilmente suportaria. Fibras. Embora elas pareçam ser boas para a saúde – como até são mesmo – em excesso mais pode causar prejuízos do que bem para quem sofre de pressão alta. Corte também o álcool e evite também tomar líquidos ricos em cafeínas. Assim, você vai conseguir manter sua pressão nos trilhos.

Top