Dicas de Alimentação para o Verão

Uma boa alimentação é indispensável para que se tenha uma boa saúde. Os produtos precisam ser balanceados, evitando as gorduras, muito carboidratos e todo…

Por Redacao em 24/02/2011

Uma boa alimentação é indispensável para que se tenha uma boa saúde. Os produtos precisam ser balanceados, evitando as gorduras, muito carboidratos e todo espécie de alimentos, que em excesso, venham a fazer mal a sua saúde. Durante o verão a nossa alimentação precisa ser mais minuciosa ainda, pois alguns alimentos não são bem digeridos em dias quentes, podendo ocasionar um mal estar ou até algo mais grave. Por este motivo, é sempre bom estar atento ao que ingeri em termos de alimentação no período do verão.

Vamos deixar registrado aqui, algumas dicas de alimentação para o verão, para que você passe o verão feliz e aproveitando com muita saúde. Nos dias quentes os cuidados com alimentação precisam ser redobrados, porque o organismo consome mais água e seu desgaste também é maior. As frutas, verduras e legumes são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, portanto, precisam ser privilegiados no verão. Esses alimentos são refrescantes, que combinam com as altas temperaturas do verão.

O ideal é evitar comidas gordurosas, frituras, muita massa, enfim, produtos que atrapalhem o seu bem estar. Esses produtos na verdade, precisam ser usados com cautela em qualquer época do ano, pois o seu excesso é prejudicial a qualquer tempo. As folhas verdes e legumes (de preferência crus) são excelentes para dos dias de calor excessivo, os cereais integrais também são boas opções para o verão. Porém, cuidados com os temperos, excesso de maionese ou molhos também não são bem vindos, faça uma opção por limão, vinagre, molhos de iogurte e mostarda, eles são mais refrescantes e menos calóricos.

As carnes magras também são as melhores opções no verão, consuma mais carne branca e peixe, eles são excelentes. Quanto à sobremesa, o interessante seria as frutas, saladas de frutas, sorvetes de frutas, gelatina  e aí por diante. Evite excesso de bolos, chantilins ou cremes, eles não combinam com o verão. Uma dica também importante é a de consumir bastante água, pois no calor o organismo desidrata com mais facilidade, as altas temperaturas favorecem a perda hídrica por meio do suor, então, a ingestão de água deve ser constante. Quando estamos com sede é sinal de que já estamos desidratados, então precisamos estar atentos.

Com a transpiração perdemos muitos líquidos e minerais e as frutas e legumes são fontes desses minerais, então podemos abusar delas. Frutas como melão e melancia são excelentes fontes de minerais, como o potássio e possuem um alto índice de água, então esses alimentos são bem recomendados por médicos e nutricionistas. Não se pode esquecer que o nosso organismo também necessita dos carboidratos, então, não elimine eles do seu cardápio durante o verão, eles precisam ser ingeridos na medida e quantidade certa, ao menos 60% de carboidratos deve fazer parte da sua refeição diária. Assim, associando os alimentos com cautela, você terá um verão muito saudável, longe dos problemas de saúde, contando com bastante energia para curtir o verão saudavelmente.

Top