Dicas Caseiras Contra Dentes Sensíveis Dicas Caseiras Contra Dentes Sensíveis

Dicas Caseiras Contra Dentes Sensíveis

Para muitas pessoas, comer determinados tipos de alimentos ou consumir certos tipos de bebida representa um incômodo muito grande. A dor faz com que…

Por Editorial MDT em 15/07/2011

Para muitas pessoas, comer determinados tipos de alimentos ou consumir certos tipos de bebida representa um incômodo muito grande. A dor faz com que muitos evitem bebidas muito quentes ou gelada devido a tortura de tais atos. Embora não pareça, ter os dentes sensíveis não é frescura.

A principal causa do problema está relacionada ao desgaste do esmalte dentário. Sem essa proteção, o calor, o frio e a acidez dos alimentos acabam entrando em contato com as células nervosas dos dentes e provocam essa reação tão forte e, em uma tentativa de evitar a dor, muitos passam a conviver com as limitações sem buscar ajuda ou informações.

Se você sofre com isso, saiba que a sensibilidade nos dentes pode ser amenizada desde que haja tratamento e cuidados. Confira o que deve ser feito:

Consulte o dentista regularmente

Isso pode parecer algo redundante, mas a verdade é que algumas pessoas deixam o incômodo chegar ao limite antes de procurar ajuda quando na verdade este deveria ser o primeiro passo. Tudo bem que os métodos e receitas caseiras para amenizar o desconforto são eficientes, mas não resolvem o problema. O alívio de verdade você poderá conseguir apenas com a ajuda de um dentista, que avaliará o seu caso e determinará qual a melhor forma de fazer o tratamento.

De acordo com matéria publicada no site Melhor Amiga o tratamento pode ser feito com aplicação de flúor ou até mesmo o uso de selantes especiais para fortalecer e blindar os dentes em casos mais severos.

Dicas Caseiras para amenizar a dor

Existem sim métodos caseiros que podem amenizar o incômodo dos dentes sensíveis. São dicas que vão desde hábitos de higiene até cuidados com a alimentação. Confira o que você pode fazer, mas não se esqueça de que um tratamento dentário ainda é uma necessidade caso você queira livrar-se do problema.

– É preciso usar escovas dentárias com cerdas macias e arredondadas.

– Evite escovar os dentes com pressa e com força. O movimento de escovação na horizontal deve ser esquecido.

– O processo de escovação deve ser feita seguindo movimentos circulares e suaves.

– É indicado o uso de cremes dentais específicos para dentes sensíveis.

– É preciso ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes pelo menos duas vezes por dia e após as refeições, sem contar também o uso do fio dental, que pode retirar algum pedacinho de alimentos que possam piorar a dor.

– Evite tratamentos para clarear dos dentes sem supervisão do dentista.

– Evite a acidez: sucos de laranja, limão, abacaxi além de vinagre na hora de temperar saladas devem ficar longe já que estes podem acabar aumentando o desgaste do esmalte da superfície dentária.

– Evite soluções caseiras a base de bicabornato de sódio.

Viu só como não é tão difícil? Não é nada que envolva tantas restrições ou algo muito complicado. Caso você sofra com a sensibilidade nos dentes não fique adiando o tratamento, pois a saúde dos seus dentes também influi na sua qualidade de vida.

Top