Dia do Carnaval 2022: Como vai acontecer?

PUBLICIDADE

O mês de fevereiro chegou e com ele o carnaval de 2022, onde sempre surgem grandes expectativas. Afinal, a festa popular costuma gerar muita movimentação de pessoas e também da economia em várias cidades do Brasil. 

Este ano, a organização do feriado passa por discussões relacionadas à pandemia e pouca coisa está definida. Veja abaixo como ficam as datas das festividades e o que já está programado.

Quais são as datas de feriado do Carnaval 2022?

O carnaval de 2022 cai no final de fevereiro e no início de março. Mais precisamente, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março (segunda e terça-feira, respectivamente), considerados pontos facultativos. Além disso, a quarta-feira de cinzas (02/03) também tem ponto facultativo, mas até as 14h.

PUBLICIDADE

Desfile das escolas de samba RJ e SP no Carnaval 2022

As tradicionais apresentações das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo vão ser realizadas em datas alternativas em relação aos anos anteriores. O adiamento dos desfiles faz parte do esforço das prefeituras em evitar aglomerações de pessoas num momento delicado da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Desfile das escolas de samba RJ e SP no Carnaval 2022
Fonte/Reprodução: original

Na prática, as festas estilizadas, que estavam marcadas para o final de fevereiro, foram empurradas para a segunda metade de abril. Tanto as escolas que fazem parte do grupo especial de SP como as do RJ se apresentarão nos dias 22 e 23 de abril. Os desfiles dos grupos de acesso também acontecem em datas próximas, todas no mesmo mês.

Como está a programação do Carnaval 2022 em algumas capitais do Brasil?

Apesar das expectativas sobre a festividade, o carnaval de 2022 ainda é marcado pela dúvida. A situação do país em relação à pandemia de Covid-19 não é boa e isso influencia as discussões sobre o adiamento ou cancelamento total do feriado.

Nesse contexto, a maior parte das cidades brasileiras decidiu cancelar os populares blocos de rua, incluindo o Rio de Janeiro. Além disso, muitas capitais deliberam sobre a hipótese da exclusão do feriado este ano. A Prefeitura de Belo Horizonte, por exemplo, decidiu transformar o 1º de março em dia útil.

Para os estados nordestinos, mais especificamente, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste orientou que o feriado de 1º de março também fosse cancelado, pois a ideia é que, com a redução do tamanho do feriado, as pessoas evitem promover aglomerações. Por enquanto nenhuma medida definitiva foi tomada sobre essa recomendação.

O fato é que, se você planeja curtir o carnaval de 2022 da maneira tradicional, é importante ficar atento às decisões tomadas de suas cidades e estados. Cada prefeitura e estado tem uma postura própria sobre como lidar com a situação. Por isso, acompanhe as notícias sobre o assunto para se programar da maneira correta.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.