Ansiedade é um sentimento que pode aparecer em algumas pessoas quando há preocupação, tensão ou apreensão. Embora faça parte da vida de todos, impulsionando para que se possa vencer obstáculos e crescer, quando a ansiedade se mostra em excesso pode acabar atrapalhando sua capacidade de concentração, gerando medo e jogando por “água abaixo” seus planos.
Sintomas físicos da ansiedade
Quando a ansiedade ganha níveis acima do normal, o indivíduo pode sofrer sintomas físicos como taquicardia, suor, falta de ar, tremores e lapsos de memória, perdendo o controle de si mesma e gerando sentimentos constantes de insegurança (medos excessivos de não errar).
As pessoas muito ansiosas sofrem por querer que tudo fique sob seu controle e achando que assim podem evitar erros e sofrimentos, isso gera estresse na pessoa e não é nada saudável.
Seus planos não combinam com a ansiedade
Normalmente, o ápice da ansiedade se mostra quando há algo marcante para acontecer. Pode ser seu casamento, aniversário, nascimento do primeiro filho, formaturas ou uma prova muito importante. Você passa meses e às vezes anos planejando algo especial, se preparando para o dia tão esperado, mas deixa a ansiedade tomar conta e acaba estragando seus planos e sonhos.
Sentimentos como nervosismo, ânsia ou angústia não fazem nada bem. É comum que o corpo responda ao excesso de ansiedade com uma doença que pode ser algo simples como uma gripe ou dor de barriga, mas que estraga o seu planejamento por completo.
Como evitar a ansiedade
O principal segredo para as pessoas ansiosas é que mantenham a concentração em si mesma e nos seus limites. Entenda aquilo como algo que você é capaz de realizar, sem medos e com resultados satisfatórios, mesmo ainda não sendo totalmente dominado por você.
Outra dica é manter-se sempre com pensamento positivo, fugindo de pessoas negativas ou situações que lhe causem ansiedade extrema. Mas, se por acaso você se ver em meio a uma situação delicada, respire fundo, tranquilamente, como forma de se acalmar para conseguir raciocinar perfeitamente.
Ajuda psicológica
Se o caso já chegou em um ponto crítico ou caminha para isso, fazendo com que a pessoa não tenha controle sobre sua ansiedade, é hora de procurar a ajuda de um psicólogo, que vai ajudá-lo a refletir e entender o processo de ansiedade para bloquear os efeitos negativos que ela pode trazer para você.