Decoração Zen para Sala de Estar

Zen ou Zen-Budista é o derivado japonês da tradição Ch’na, originalmente chinesa. As lendas Zen são transmitidas de geração em geração através do folclore…

Zen ou Zen-Budista é o derivado japonês da tradição Ch’na, originalmente chinesa. As lendas Zen são transmitidas de geração em geração através do folclore chinês e japonês. A filosofia Zen se apóia em meditação para alcançar o nirvana, estado de espírito elevado.

Para nós, ocidentais, a palavra Zen lembra, além de meditação, paz de espírito e tranquilidade. Para trazer mais harmonia a nossa casa podemos preparar e decorar a Sala de Estar com peças cheias de significados orientais.

Comece escolhendo uma linha Zen para seguir, você pode utilizar motivos Japoneses, Chineses ou Indianos. Cuidado para não misturar tudo!

DECORAÇÃO ZEN JAPONESA: Sua linha de decoração deve seguir três princípios: Sobriedade, Simplicidade e Naturalidade. A decoração japonesa é equilibrada e organizada. A filosofia de vida dos japoneses exalta o estilo de vida simples, por isso, ao fazer sua decoração Zen Japonesa seja minimalista. Quantos menos móveis na sala de estar, melhor! Por outro lado, quanto mais luz natural entrar no ambiente, mais ele irá parecer com um ambiente japonês.

Os japoneses costumam sentar-se no chão, em tatames, desta forma elimine os sofás e poltronas da sua sala de estar. Use grandes almofadas elevadas com uma base de madeira e almofadas mais pequenas para proporcionar mais conforto. Uma das características mais marcantes dos ambientes japoneses é a assimetria, portanto, brinque com o contraste entre os móveis e objetos.

Obrigatoriamente, qualquer ambiente japonês deve ter um Ikebana, arranjo de flores tradicional do Japão, utilizado sempre com um número ímpar de flores. As cores mais usadas na decoração japonesa são: preto e branco com detalhes vermelhos e verdes. Use as tradicionais lanternas japonesas, biombos, bambus, gravuras japonesas, leques, palavras em japonês e tapetes de palha de arroz.

Leia Também:  Decoração Escandinava: dicas, ideias

DECORAÇÃO ZEN CHINESA: A decoração chinesa é um pouco parecida com a japonesa, exceto pelo fato que os objetos e cores da decoração chinesa são mais “agressivos”. Você pode usar mais móveis e mais objetos, não precisa ser tão minimalista quanto na japonesa. E em vez de usar o branco como cor predominante, pode usar o vermelho, que evoca a China Imperial.

Os objetos de decoração mais usados em ambientes Zen Chineses são os Guerreiros, Espadas, Samurais, Dragões, Máscaras, Carpas, Lanternas Vermelhas, Almofadas Vermelhas e Amarelas com gravuras orientais em dourado, Cortinas, Animais do Horóscopo Chinês, Pergaminhos, Baguás, Gueixas, Fontes, Vasos e Tapetes.

As principais cores da Decoração Chinesa são: Vermelho, Amarelo, Preto e Dourado.

DECORAÇÃO ZEN INDIANA: A cultura indiana chegou ao Brasil principalmente depois da novela Caminho das Índias. Os indianos são intimamente ligados à espiritualidade, embora não pratiquem a filosofia Zen tradicional Chinesa, a decoração dos indianos também busca um equilíbrio e o crescimento espiritual.

Objetos de decoração com deuses hindus e figuras de budas fazem parte dos ambientes indianos, mas use uma linha ou outras. Os indianos são em sua maioria hindus, mas os budistas andam lado a lado com os hindus sem problemas.

Use muitos véus coloridos, almofadas com cores fortes e bordados dourados, Estátuas de Shiva, Ganesh, Rama e Sita, Budas, Elefantes, Luminárias, Puffs, Mantas para Poltronas, Tapetes Indianos e incensários.

Use cores fortes em sua decoração indiana: rosa, vermelho, laranja, verde, lilás, roxo, azul, amarelo… Tudo junto!

Veja alguns Sites onde comprar objetos de decoração orientais:

http://www.lojatemplozen.com.br

http://www.lojabankai.com.br/

http://www.suikah.com.br

Top