Decoração com Plantas Como Fazer

Existem dezenas de formas de fazer com que a sua casa ganhe um estilo e um toque todo especial, e uma delas é colocar…

Por Redacao em 30/07/2011

Plantas que se adaptam a ambientes internos

Existem dezenas de formas de fazer com que a sua casa ganhe um estilo e um toque todo especial, e uma delas é colocar um verde no ambiente, ou seja, adicionar plantas das mais variadas espécies, as quais verdadeiramente inspiram vitalidade e relaxamento. Contudo, para que a decoração com plantas fique realmente bonita e atraente em qualquer ambiente é preciso escolher a planta adequada e tem bom senso e bom gosto, já que é preciso que tudo esteja em harmonia e combinação, desde a planta a até a cortina. Para uma decoração criativa é preciso que a planta, o vaso e pedras ou qualquer outro elemento sobre a terra estejam combinando com o restante da decoração do ambiente ou simplesmente proporcionando um contraste para chamar a atenção visual. Os orientais, ou melhor, os praticantes de Feng Sgui sempre ressaltam a importância das plantas vivas em casa para garantir um bom fluxo de energias, assim quanto mais variações houver em relação às cores das plantas, mais bonito e vivo ficará o ambiente decorado com plantas. Contudo, não pense que é necessário apenas ir na floricultura ou outro estabelecimento do gênero e comprar a primeira planta que você encontrar, é preciso ter alguns cuidados e você não pode se esquecer de que a decoração com plantas exige cuidados diários, caso contrário, folhas ressecadas criam um efeito inverso ao ambiente. Desta forma, você precisará estar regando-a sempre, não expor muito ao sol forte e muito menos privá-la da luz solar, elemento essencial para a fotossíntese, processo em que as plantas obtém a energia.

Varanda decorada com plantas naturais

Uma ótima dica para que você decore o ambiente e não queira ter este trabalho extra de estar sempre atento a luz solar e água com as plantas é recorrer para as plantas artificiais, as quais são realmente muito semelhantes com as vivas, mas possuem um ponto negativo, o preço. As plantas artificiais possuem um preço muito mais elevado do que as plantas naturais, mas Estée um ponto que fica a seu critério. Comprando as plantas naturais e vivas, ou melhor, antes de comprá-las é importante que você conheça um pouco mais sobre a sua espécie, é preciso que você avalie a planta que está adquirindo para decorar a sua casa, já que as plantas contam com necessidades diferentes, ou seja, há plantas que não sobrevivem em lugares fechados, que não precisam de grande quantidade de água, que não precisam ser expostas demasiadamente ao sol, que precisa de uma temperatura ambiente mínima para sobreviver e mais. A grande parte das pessoas que procuram decorar a casa com plantas recorrem a bonsais, tipo de planta ideal para quem reside em apartamentos e quitinetes devido ao seu pequeno tamanho. Contudo, para lhe ajudar a escolher a melhor planta para seu ambiente, confira logo abaixo o espaço e a planta indicada:

-Para ambientes com ótima iluminação e com espelhos são recomendadas as fícus e os gerânios;
-Para que você consiga destacar uma determinada mobília, como estantes e prateleiras é indicado a compra de samambaias e filodendro;
-Para a decoração de escadas é recomendado que você opte pelas plantas pequenas, como cactos e bonsai;
-Para a decoração da sala opte pela palmeira-bambu e dracena que dão um charme especial para o ambiente;

Decoração moderna

No entanto, é válido ressaltar que você deve tomar cuidado com o exagero para não sobrecarregar o ambiente e fazer com que a sua casa se torne realmente um ‘matagal’’, criando o efeito contrário que você deseja. Quanto a disposição dos vasos e plantas, este é um fator que pode variar de acordo com cada ambiente e com o espaço livre, sendo que geralmente são dispostos nos cantos do cômodo. Caso você tenha dúvidas, solicite informações na floricultura mais próxima!

 

Top