Customização de Tênis

Estilo! Hoje em dia cada um quer ter o seu. Em meio a tanta padronização de roupas e acessórios, as pessoas tem mostrado interesse em fazer suas próprias peças e combinações.

Customizar é renovar, refazer, é transformar o padrão em algo novo e único, repleto de personalidade, imaginação, criatividade e gosto.

Tudo começou com as peças de roupas, onde jogávamos tinta, colávamos pedrinhas, adesivos e até “tacávamos” cândida para fazer manchas nas camisetas e nas calças jeans.

Agora, vamos falar da customização de tênis. Quem nunca customizou um tênis na vida, lembro da época de escola, quando passávamos o tempo rabiscando nossos tênis com canetas, escrevíamos os nomes de nossas namoradas ou namorados, fazíamos formas, figuras ou apenas pintávamos o logotipo da marca do tênis.

Atualmente, esta mania de fazer arte em tênis vem crescendo cada vez mais e até tem gente ganhando dinheiro com isso. O modelo de tênis mais usado para estas customizações é o All Star, devido à sua grande área lisa e sem costuras que funciona praticamente como uma tela limpa esperando para ser preenchida com uma criação artística.

Para isso, as pessoas tem comprado os modelos brancos ou de coras lisas, e tem usados diferentes técnicas para transformá-los em suas própria criações. Isto tudo devida a necessidade das pessoas em criarem o seu próprio visual, sua própria marca.

Como dito acima, já existem designers que comercializam suas criações e passaram a faturar bem com a idéia. A maioria começou customizando para uso próprio, porem com a enorme aceitação, passaram a vender os produtos.

A maioria destes modelos estão a venda de maneira informal, pela internet, o que hoje em dia parece ser até mais uma vantagem. Algumas empresas do ramo também começaram a seguir a linha e vender modelos personalizados, onde você monta o seu tênis virtual, eles produzem e te entregam. É o caso da Nike que podemos acessar pelo link nikeid.nike.com/nikeid/index.jsp#home, da Adidas e da Vans, por exemplo.

Sobre a realização do trabalho propriamente dita, existem diversos sites e blogs que ensinam passo a passo como fazer. Vale lembrar, que além do resultado final ser um tênis único e personalizado, o legal é o processo, a diversão na hora de pintar, desenhar, colar e acompanhar a arte.

Abaixo, vamos indicar alguns vídeos tutoriais de como fazer uma personalização muito boa.

http://www.youtube.com/watch?v=gvV0KPjKkPI

 

Os materiais mais usados para a customização são basicamente ter um tênis de tecido, usar tintas especiais para tecido, canetas Acrilpen, lápis, borracha e pinceis.

Resumidamente falando, deve-se começar fazendo o desenho preferido a lápis e bem leve, apenas para marcar o contorno, a mesma técnica usada para fazer tatuagens, primeiro o contorno, depois a pintura. Assim, após o desenho, devemos começar a pintar com tinta através do pincel e utilizar as canetas para demarcar os contornos, deixando-os mais vivos e bem demarcados.

Lembre-se, antes de pintar, sombrear ou realçar partes já coloridas, devemos esperar secar primeiro. Estes trabalhos ficam melhores cada vez mais que vamos pegando a prática, por isso, não tenham medo de fazer e errar, pois sempre podemos cobrir o erro com mais tenta até chegar no resultado final desejado.

Comprados ou feitos, essa moda veio para ficar e ainda por cima gera boas horas de diversão na hora do preparo.

Reply