Cursos Técnicos em Escolas da Rede Estadual

Os cursos técnicos em escolas da rede estadual são indicados para as pessoas que procuram uma forma de profissionalização rápida e reconhecida no mercado…

Por Redacao em 23/09/2014

Os cursos técnicos em escolas da rede estadual são indicados para as pessoas que procuram uma forma de profissionalização rápida e reconhecida no mercado de trabalho. Eles são pragmáticos, ou seja, colocam a prática em primeiro plano.

Cursos Técnicos em Escolas da Rede Estadual. (Foto: Divulgação)

O ensino técnico prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho agora, ou seja, é uma modalidade muito focada nas necessidades atuais e na demanda das empresas regionais.

A educação profissional recebe investimentos do Governo Federal, prova disso é a criação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que reserva vagas gratuitas em instituições públicas e privadas. Cada estado também procura estimular a formação profissionalizante, através dos cursos técnicos em escolas da rede estadual.

Cursos Técnicos em Escolas da Rede Estadual

O ensino técnico estadual tem é gratuito, ou seja, o aluno não tem qualquer tipo de despesa com mensalidade ou material didático. As escolas contam com bibliotecas, laboratórios de informática e oficinas e professores qualificados. Tudo para melhorar a aprendizagem.

Os cursos técnicos preparam os brasileiros para o mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Os cursos técnicos em escolas da rede estadual são vantajosos, principalmente para quem precisa encontrar um emprego rápido. Os alunos, ao longo da formação, conseguem estágio remunerado na área, ou seja, recebem salário pelo trabalho, adquirem experiência e ampliam os conhecimentos.

Veja também: Escolas técnicas gratuitas em SP 2013

Confira a seguir informações sobre as escolas técnicas estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro:

ETEC

A ETEC é a escola técnica do Centro Paula Souza. Ela oferece cursos técnicos gratuitos em todo o estado de São Paulo, através de uma rede com mais de 200 unidades, distribuídas na capital, região metropolitana, interior e litoral. As ETECs atende mais de 220 mil estudantes, formando profissionais para atuar em diferentes áreas do mercado de trabalho. Os cursos podem ser feitos junto com o Ensino Médio ou após a conclusão.

Entre os principais cursos técnicos gratuitos da ETEC, estão: Açúcar e Álcool, Agronegócio, Alimentos, Automação Industrial, Calçados, Informática, Logística, Eletrônica, Administração, Comércio, Mineração, Química, Marketing, Edificações, Segurança do Trabalho, Mecânica, entre outros. A lista de cursos tem mais de cem itens.

A ETEC é a escola técnica estadual de SP. (Foto: Divulgação)

A ETEC abre novas vagas a cada semestre. Para se tornar um aluno, é necessário ser aprovado no processo seletivo, denominado vestibulinho. As inscrições para o 1º semestre de 2015 vão de 2 de outubro a7 de novembro. A prova será aplicada em todo o estado de São Paulo no dia  7 de dezembro.

FAETEC

A FAETEC (Fundação de Apoio a Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) contribui com a oferta de cursos técnicos gratuitos no estado do RJ. A formação acontece através do ensino médio integrado, PROEJA e subsequente.

Os cursos FAETEC abrangem diferentes áreas, como Produção Industrial, Segurança, Turismo, Gestão e Negócios, Ambiente e Saúde, Infraestrutura, entre outras. A distribuição das vagas é feita através de processo seletivo.

Procure se informar nos cursos técnicos em escolas da rede estadual do seu estado e invista na sua formação.

Top