Escolas técnicas gratuitas em SP 2013

As empresas estão demonstrando cada vez mais interesse em contratar profissionais com formação técnica. Os trabalhadores com diploma de nível técnico conseguem emprego pouco tempo depois de deixarem a instituição de ensino. Em alguns cargos, o técnico pode ganhar um salário maior do que o colega que passou por ensino superior.

O ensino técnico gratuito está em ritmo de expansão. (Foto:Divulgação)

De acordo com pesquisas realizadas pelo Senai, o profissional técnico consegue aumentar 24% da sua renda. Dos formandos, 72% conseguem trabalho no ano após a formatura.

Os cursos técnicos ensinam conhecimentos teóricos e práticos de diversas áreas do setor produtivo. O tempo de duração é de um ano e meio a dois anos. O estágio costuma ser um fator obrigatório para a formação.

Um instrumento que promete ampliar o acesso ao ensino técnico é o Sisutec, lançado recentemente pelo Ministério da Educação. O sistema usa a nota do Enem para distribuir vagas em cursos técnicos gratuitos. O estado de São Paulo foi o que mais ofereceu oportunidades, com 76.662 vagas.

Quais são as escolas técnicas gratuitas de SP?

Confira a seguir informações sobre as principais escolas técnicas gratuitas do estado de São Paulo.

A ETEC oferece vários cursos técnicos gratuitos em todo o estado de São Paulo. (Foto:Divulgação)

ETEC – Escola Técnica Estadual Paula Souza
A ETEC é uma rede de escolas técnicas que está presente em todo o estado de São Paulo. Atualmente são 198 unidades que oferecem cursos em 150 municípios. Para conseguir estudar na Etec, os candidatos precisam passar pelo processo seletivo intitulado de vestibulinho.

Entre os cursos mais procurados da ETEC, vale destacar Técnico em Enfermagem, Segurança do Trabalho, Edificações, Administração, Mecatrônica e Logística.

Senai (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial)
O Senai está presente em todo o Brasil, inclusive no estado de São Paulo. A entidade forma profissionais para trabalhar nas indústrias de diferentes segmentos, como Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Calçados, Impressão Gráfica, Plástico, Química, Metalúrgica, Telecomunicação, Informática, entre outros.

Para ingressar em um curso técnico gratuito Senai SP, é necessário conseguir aprovação no processo seletivo.

O Programa Senac de Gratuidade é uma forma de fazer curso técnico de graça. (Foto:Divulgação)

Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)
O Senac também oferece cursos técnicos gratuitos, principalmente através do PSG (Programa Senac de Gratuidade), que contempla pessoas de baixa renda. Neste ano, a rede de escolas técnicas participou do Sisutec, um sistema que distribui as vagas a partir da nota do Enem. As oportunidades foram oferecidas nas cidades de Americana, Bauru, Bebedouro, Botucatu, Campinas, Catanduva, Guarulhos, Largo Treze, Limeira, São Paulo, Rio Claro e São José dos Campos.

IFSP (Instituto Federal de São Paulo)
O Instituto Federal oferece cursos técnicos de graça em todo estado de São Paulo, incluindo Administração, Agroindústria, Alimentos, Comércio, Edificações, Informática, Logística, Eventos, Química, Mecânica, entre outros. Para garantir uma vaga, é necessário ser aprovado no processo seletivo.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0