Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves

bety 22/01/2021 Cursos

Os cursos técnicos ganharam um bom reconhecimento do mercado de trabalho e atualmente já são o suficiente para você conseguir uma boa oportunidade e se destacar. Esses cursos são de menor duração do que um curso superior, podem ser realizados de modo presencial ou a distância, oferecem diploma válido em todo o país e ainda são ofertados nas mais diversas cidades brasileiras.

Também há uma grande variedade de opções de cursos para você escolher o caminho que deseja se especializar. Quem é apaixonado por aeronaves, por exemplo, pode fazer o curso Técnico em Manutenção de Aeronaves que é oferecido pelo SENAI. Confira mais detalhes a seguir.

Como funciona o Curso de Manutenção de Aeronaves

O curso Técnico em Manutenção de Aeronaves é voltado principalmente para pessoas que já concluíram o ensino fundamental e estão cursando no momento o ensino médio. Os objetivos do curso englobam oferecer a todos os participantes, os conhecimentos que são necessários para lidar com os diferentes tipos de motores de aviões, helicópteros e aeronaves em geral.

Quem participa do curso ainda recebe capacitação para lidar com sistemas de pressurização, hidráulico, ar condicionado e até mesmo fuselagem de aeronaves. Além de realizar o curso, o estudante precisará obter o Certificado de Conhecimentos Teóricos que é emitido pela Agência de Aviação Civil, para poder atuar de forma regular na profissão.

Grade Curricular do Curso de Manutenção de Aeronaves

O curso pode durar até dois anos, vai depender muito da instituição de ensino na qual você vai realizá-lo. A carga horária é composta por disciplinas de Ciências Exatas e outra grande parte é voltada para que o estudante passe por experiências parecidas com aquelas que irá enfrentar no mercado de trabalho.

Confira algumas das disciplinas que compõem a grade curricular do curso Técnico em Manutenção de Aeronaves: Aerodinâmica, Desenho Técnico de Aeronaves, Eletricidade, Inglês Técnico, Gestão de Pessoas, Legislação Ambiental Aplicada, Primeiros Socorros, Regulamentação da Aviação Civil, Segurança de Voo, Segurança do Trabalho na Aviação, Inspeção de Motores, Remoção e Instalação de Motores, Sistemas de Lubrificação e Refrigeração do Motor, Teoria e Construção de Motores de Aeronaves, Oficina de Hélice, Sistema de Combustível do Motor, Operação e Manutenção do Motor e muito mais.

É indicado conferir a grade curricular no site da instituição que você escolheu para realizar o curso. Apesar do curso ser regulamentado pelo MEC, algumas disciplinas podem sofrer variações de uma instituição para outra.

Inscrição no Curso Manutenção de Aeronaves

Para se inscrever no curso Técnico em Manutenção de Aeronaves, você deve ter concluído o ensino fundamental. Além disso, é preciso conferir se há alguma instituição de ensino próxima de você oferecendo oportunidades para o curso. Se houver, você poderá se inscrever. No SENAI e no SENAC, por exemplo, o curso é oferecido gratuitamente.

A inscrição acontece pelo preenchimento de um pequeno formulário online. Depois, você pode comparecer nas aulas de acordo com o que foi estabelecido pela instituição. Por causa da pandemia, muitas aulas podem estar sendo realizadas a distância.

Outros artigos

Famosos que tiveram problemas com paparazzi

15/07/2013

Famosos que tiveram problemas com paparazzi

Muitos famosos já tiveram problemas, em determinado momento da vida, com o assédio dos paparazzi. Exemplo disso (e que acabou terminando em tragédia) foi a perseguiç...

Plástica na Testa, Quanto Custa a Cirurgia

23/01/2011

Plástica na Testa, Quanto Custa a Cirurgia

Com o passar dos anos nosso corpo vai demonstrando sinais acentuados de envelhecimento, o local mais visível é seu rosto, tentamos disfarçar essas imperfeições com u...

Riachuelo Lojas

17/02/2010

Riachuelo Lojas

A Riachuelo, oferece para você uma relação bem grande de lojas espalhadas pelo Brasil, a entidade é conhecida por trabalhar com roupas de qualidade e também pres...