Curso de Geografia em SP

Bem diferente do que muitos pensam, geografia não é apenas estudar mapas, rios, cidades, capitais, caracteristicas climáticas, florestas entre outras atividades que são vistas…

Por Redacao em 11/08/2011

Bem diferente do que muitos pensam, geografia não é apenas estudar mapas, rios, cidades, capitais, caracteristicas climáticas, florestas entre outras atividades que são vistas nas escolas passadas para alunos. Mesmo que seja para se tornar professor, o profissional geográfo necessita passar por uma preparação que pode levar até à 8 semestres (4 anos de curso), e para se tornar um especilista é as faculdades realizam formas de passar o conhecimento para o aluno de forma teória e prática.

Uma das preocupações das universidades de hoje, é não tornar o curso limitado, possibilitando que o aluno sinta quais as opções de atuação téra como um geográfo técnico, entendendo sua funcionalidade, e como desenvolver a forma operacional deste conhecimento.  E uma das formas encontradas para isto, é o trabalho de campo, excursões, e de utilização de laboratórios onde aprenderá Geociências, cartografia e geoprocessamento.

Para desenvolver o lado de interesse o aluno é testado através de debates, assuntos sugeridos pelos professores de acordo com a matéria que está sendo aplicada, mas sempre levando-se em consideração os principais pontos necessário para uma boa formação acadêmica. Porém, para se tornar um profissional que não tenha só um bacharelado, é necessário ter licenciatura, que possibilita maior profundidade no conhecimento de um educador, onde ele também aprenderá formas práticas de como aplicar os ensinamentos necessários para a formação de alunos de ensino fundamental e médio, mas também é necessário estar preparado para atuar com relatórios de impacto ambiental. Esta é uma pequena prévia do que o estudante que está em busca de realizar este curso, e obter noção básica de qual será sua área de atuação.

Diversas faculdades estão disponibilizando este curso, com diversos valores, e vamos citar alguns exemplos: como a UniSant´anna, onde é possível realizá-los no período da manhã ou a noite, e em específico a duração é de apenas 6 semestres, ou seja três anos. E é disponibilizado em duas unidades, Santana e Aricanduva. O preço não é divulgado no site www.unisantanna.br, mas caso tenha interesse entre em contato nos telefones: (11) 2175-8000 ou (11)4028-1929.

Outra universidade que também disponibiliza o curso de Geografia em São Paulo é a Puc SP, que é realizado no período noturno e oferece apenas 50 vagas. O bacharelado tem duração de 4 anos, e a licenciatura 3 anos. E é está disponível no Campus Perdizes. Para você que têm interesse nesta universidade acesse: www.pucsp.br e obtenha informações sobre corpo docente, datas para prova de vestibular, funcionalidade de pós graduação, mas o site também não informa valores, mas em caso de dúvidas ligue: (11)3124-7200. Se você gosta da área, faça uma pesquisa mais aprofundada com professores de escola, e universidades que ofereçam o curso e se for realmente esta a profissão que deseja, boa sorte em sua nova carreira.

Top