Curso de Agroecologia – Onde fazer

Com os avisos da natureza sobre a Terra cada vez mais presentes, (tsunamis, terremotos, furacões,animais extintos,etc) novos métodos de trabalhar surgem em todas as…

Por Redacao em 26/07/2011

Com os avisos da natureza sobre a Terra cada vez mais presentes, (tsunamis, terremotos, furacões,animais extintos,etc) novos métodos de trabalhar surgem em todas as áreas visando sempre um relacionamento de harmonia com a natureza agredida. Basta observar todas as empresas atuais. Sejam elas de qualquer tamanho, mas principalmente as de grande porte, todas demonstram um cuidado especial com o ambiente e afirmam atuar no mercado observando uma relação responsável no sentido socioambiental.

Novos métodos de trabalhos que são base da economia também surgiram, e entre eles está a Agroecologia. Para explicar o que ela é, primeiro é preciso entender a importância de se ter uma postura ecológica no dias atuais. Aplicando-se o conceito para a área da agricultura, temos a Agroecologia. Entenda como ela funciona e seus benefícios no nosso dia a dia.

Trata-se de um nome que define todas as ações feitas na produção da agricultura, mas que levam em consideração todo o lado ambiental e sua preservação. Ou seja, antes de se executar qualquer trabalho ou operação, primeiro são calculados todos os possíveis riscos à natureza e se eles podem ser evitados ou contornados. A agricultura aqui é vista como um sistema vivo e complexo, formada por plantas, animais e todos os tipos de seres vivos e suas relações entre si. E não é só nesse aspecto que a Agroecologia é cautelosa: ela também leva igualmente em consideração os aspectos sociais, de modo que sua prática seja sempre justa para todos, inclusive nos  aspectos econômicos. Antes de se iniciar uma produção ou qualquer outra coisa do gênero, é preciso verificar se esta é economicamente viável também.

Para se trabalhar com Agroecologia, primeiro é preciso senti-la e vivê-la. É preciso entender a importância do planeta e de tudo que há nele para a sobrevivência. A meta é formar trabalhadores envolvidos em agricultura que saibam preservar e cuidar do que não precisa ser tocado. Uma vez entendido esse pensamento, e estando formado, o profissional tem uma ampla lista de possibilidades de trabalho no mercado. Assistências técnicas, projetos e programas agroecológicos em propriedades rurais, desenvolver atividades por conta própria ou para empresas públicas e privadas, organizações não-governamentais e instituições de pesquisa, atuação em educação ambiental, parques e reservas naturais, municipalidades, áreas ambientais e paisagísticas, processos agroindustriais e certificação de produtos agroecológicos.

Caso você esteja procurando fazer o curso de Agroecologia, várias universidade brasileiras, cientes da situação que vivemos e da necessidade da consciência ambiental, já oferecem cursos excelente com o intuito de preparar ótimos profissionais para a área. Na UFPR (Universidade Federal do Paraná), o curso é de qualidade notável, com duração de 3 ano e 40 vagas. No site da universidade é possível saber mais sobre a profissão e suas áreas atuantes, assim como também é possível encontrar o conteúdo que será dado durante o aprendizado.

Para aqueles que  têm preocupação ambiental, não há nada mais indicado  e desejam trabalhar nas áreas rurais, com agricultura e suas produções, não existe alternativa de emprego e curso melhor. Faça Agroecologia e entenda por que ela tem tudo para crescer cada vez mais dentro do cenário de triste devastação que nós temos hoje em dia.

 

 

 

Top