O currículo profissional é o primeiro passo para começar uma carreira no mercado de trabalho. Para quem está começando a caminhada nessa parte necessária da vida e busca seu primeiro emprego, não existe uma fórmula secreta para elaborar um currículo perfeito. Porém, quem não tem experiências profissionais precisa saber destacar as informações mais relevantes sobre sua formação acadêmica, por exemplo, de qual forma que esses dados se encaixarão com aquilo que os recrutadores procuram de um profissional. Somente assim terá um currículo profissional atrativo para ingressar no mercado de trabalho.
Leia mais sobre: Vagas de emprego na C&A – cadastrar curriculum
Existem muitas formas de preenchimento de currículo, por isso, escolha a melhor delas (Foto: Divulgação)
Como compor um currículo sem ter experiência profissional?
Quem nunca teve carteira assinada pode encontrar dificuldade em conquistar uma experiência profissional. Para quem está nessa situação uma boa saída é fazer trabalho voluntário. Esse tipo de iniciativa traz um benefício duplo, já que você consegue auxiliar pessoas que precisam muito da atividade exercida, além de se desenvolver profissionalmente. Escolha instituições que tenham relação com a sua profissão e procure aprender ao máximo com essas oportunidades.
Saiba mais sobre: Curriculum para primeiro emprego – como fazer
O que escrever em um currículo quando não se tem experiência profissional?
Quando falta experiência profissional é necessário escrever no currículo coisas que você já fez que tenham a ver com o cargo pretendido ou que mostrem qualidades que podem ser aproveitadas no mercado de trabalho. Fazer parte de eventos, como por exemplo, palestras que tenha relação com a sua profissão demonstra interesse e comprometimento com seu desenvolvimento. Além disso, nessas ocasiões você também tem a oportunidade de conhecer pessoas que atuam na área que deseja seguir carreira.
Para conquistar seu primeiro emprego aposte em um currículo de qualidade (Foto: Divulgação)
Opte por estágios em vez de empregos fixos
Para quem não possui nenhuma experiência profissional, o melhor caminho pode ser colocar como pretensão de cargo um estágio. Isso porque nesse tipo de colocação você terá mais chances de aprender, e geralmente, as empresas são mais tolerantes com os estagiários, que no geral, tem maior abertura para questionamentos.
Inclua em seu currículo experiências informais
Quem trabalha na informalidade pode ter um bom trunfo na manga para ser contratado em grandes empresas. Vender chocolate na faculdade para ajudar a custear o estudo, por exemplo, é uma atitude inovadora, que demonstra empreendedorismo, e pode chamar a atenção do recrutador. Mencione em seu currículo esse tipo de experiência informal, que te faz ganhar pontos na entrevista.
- Existem muitas formas de preenchimento de currículo, por isso, escolha a melhor delas (Foto: Divulgação)
- Coloque experiências extracurriculares em seu currículo (Foto: Divulgação)
- Currículo para quem não tem experiência profissional (Foto: Divulgação)
- Para conquistar seu primeiro emprego aposte em um currículo de qualidade (Foto: Divulgação)
- Mais um exemplo de modelo de currículo para pessoas sem experiência profissional (Foto: Divulgação)
- Quem não tem experiência profissional pode seguir esse currículo (Foto: Divulgação)