Curiosidades sobre a boneca Barbie

O que poucos sabem é que Barbara Milicent Roberts, a famosa bince Barbie já possui mais de cinquenta anos e foi criada em 1959,…

Por Editorial MDT em 29/12/2011

O que poucos sabem é que Barbara Milicent Roberts, a famosa bince Barbie já possui mais de cinquenta anos e foi criada em 1959, por Ruth Handler, esposa de Elliot, fundadores da empresa de brinquedos Mattel.

A ideia para o nascimento da boneca veio da filha do casal, Barbara, que brincava de vestir um boneco de papel. Apesar de ser uma bonce, a Barbie possui toda uma história que é desconhecida por muitos.

Barbie nasceu em Willows, cidade norte-americana e se formou na Willows Hig School, além de ter ganhado uma família com o passar do tempo. A boneca ainda possui seis irmãos, Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999), além do namorado Ken, inspirado no outro filho do casal, Kenneth, e de mais 40 animais de estimação diferentes, entre gatos, cachorros, cavalos, um urso panda, um filhote de leão e até uma zebra.

Quando foi lançada em uma feira de brinquedos, em 1959, a boneca era vendida por apenas 3 dólares, mas em 2008, uma Barbie quebrou o recorde ao ser vendida por US$94,8 mil. A boneca caríssima possuía brincos, sandálias, tiaras, pulseiras, colar e anel adornados com diamantes, além de ter um vestido com 44 brilhantes.

Entre os brinquedos mais populares do mundo, a boneca que atualmente é fabricada na China e vendida em mais de 150 países tem duas unidades vendidas por segundo, em algum lugar do mundo.

Quando foi lançada, a Barbie se inspirava nas estudantes norte-americanas, usava uma twin-set, faixa no cabelo e ainda tinha três opções de peruca, uma loira, uma ruiva e uma morena. Pouco depois, a Barbie ainda ganhou maquiagem e acessórios, além de ter passado por uma repaginada no visual e ter ganho as características que hoje são a marca registrada da boneca, seus olhos azuis e os longos cílios.

A primeira boneca negra lançada em solo americano foi Christie, a melhor amiga da Barbie, em seguida surgiu Stacy e então surgiu Becky, a amiga paraplégica da Barbie que vinha até com uma cadeira de rodas.

No fim dos anos 60, a Barbie também ganhou uma versão hippie, com estampas psicodélicas e floridas e grandes óculos. Na década de 80 a boneca adotou um look cheio de glitter e com maquiagem mais pesada, como era a moda da época.

Ao longo de seus 50 anos, a Barbie já teve mais de 100 profissões, diversas etnias e se tornou um padrão de beleza.

Top