Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno

Embora o inverno seja uma estação adorada por muitos, a verdade é que a pele pode acabar sofrendo bastante nesse friozinho. A medida em…

Por Editorial MDT em 18/05/2011

Embora o inverno seja uma estação adorada por muitos, a verdade é que a pele pode acabar sofrendo bastante nesse friozinho. A medida em que o tempo esfria, a tendência é que ela fique mais ressecada e isso pode piorar mais devido aos nossos hábitos nessa época, como os banhos longos e quentes. Muitas pessoas ficam tão mal no período que a questão nem é mais a aparência, mas sim a saúde.

Quer evitar que a sua pele sofra nesse inverno? Então fique atento a essas dicas:

– Hidratação: Essa deve ser a sua palavra-chave nessa estação. Use hidratantes especialmente após o banho ou quando lavar o rosto ou as mãos, que são momentos fáceis de lembrar.

– Líquidos: Beber bastante água ajuda a manter a hidratação da pele, além de fazer bem a saúde. Pode parecer difícil mas tente seguir a recomendação comum de beber pelo menos dois litros por dia. Isso pode fazer uma grande diferença.

– Banhos: Por mais que seja difícil, é preciso evitar banhos muito quentes e longos demais, sem contar o uso constante de buchas e esponjas. Isso remove a camada que protege a pele e que consequentemente ajuda a mantê-la hidratada, portanto transformar o seu banho uma sauna pode fazer com que seus esforços acabem indo por água abaixo (literalmente)

– Protetor solar: O fato de estar frio ou do tempo estar chuvoso não muda a necessidade de manter a pele protegida. Sem contar ainda que existem filtros solares associados a hidratantes. Invista nesse tipo de produto. Aliás, é um bom investimento para o ano todo.

– Lábios: Esses sofrem tanto ou até mais quanto a pele normalmente já sofreria, podendo até criar feridas que chegam a sangrar. Se quer evitar esse incômodo não se esqueça do protetor labial. Também existem batons que associam a proteção e a hidratação e também são um excelente investimento durante qualquer época do ano.

– Esfoliação: Isso é um procedimento importante para quem tem pele oleosa. Removendo as células mortas, a pele ficará preparada para ser hidratada de forma homogênea.

– Limpeza de pele: É preciso limpar sempre muito bem o rosto antes de dormir. Isso vai desobstruir os poros, fazendo com que sua pele respire melhor e esteja preparada adequadamente para receber a hidratação. A temperatura da água também é importante nesse momento. Lave o rosto sempre com água fria por mais difícil que seja.

Viu só? São coisas simples que podem ser perfeitamente incorporados a sua rotina de cuidados de beleza. Basta criar os hábitos.

Quem sofre com problemas mais sérios, como irritações ou descamações ou até mesmo doenças na pele deve procurar rapidamente o dermatologista. Os hidratantes comuns, normalmente aplicados na intenção de resolver o incômodo podem acabar agravando a situação. Esse quadro normalmente é tratado com uso de produtos anti-inflamatórios, como é o caso de alguns hidratantes que estão no mercado hoje. Portanto a atitude mais adequada é procurar um profissional: ele poderá indicar o tratamento mais adequado ao seu caso e ainda fornecer orientações mais específicas caso o seu quadro exija esse tipo de medida.

Top