Cuidados com a criança na hora do passeio

Cuidados com a criança na hora do passeio

Dependendo das circunstâncias, um simples passeio com uma criança pode se tornar um transtorno para todos. É preciso tomar cuidado com vários detalhes, como…

Por Editorial MDT em 04/10/2011

Dependendo das circunstâncias, um simples passeio com uma criança pode se tornar um transtorno para todos. É preciso tomar cuidado com vários detalhes, como supervisionar o que a criança está fazendo, cuidar para que não corra na rua, entre carros, prestar atenção na alimentação da mesma e assim por diante. O dia das crianças está se aproximando, dia em que os locais voltados à elas ficam extremamente lotados. Saiba como se prevenir e ter um passeio tranquilo, sem sustos e preocupações.

O primeiro item a ser analisado é a vestimenta do pequeno. A roupa precisa ser confortável, seja no inverno ou no verão. Roupas leves e que permitam o movimento de todo o corpo são as indicadas. Nada de exageros, como acessórios pesados de moda. Muitas mães acabam exagerando na produção das meninas, por exemplo, deixando-as desconfortáveis para brincar. Esse é um dos cuidados que podem ser tomados antes mesmo do passeio.

Ainda nos cuidados antes de sair de casa, está a identificação da criança. Deixe sempre em um bolso da roupa, ou mesmo pendurado em um cordãozinho no pescoço, os dados da criança, como nome, idade, endereço e telefone. Esses dados são essenciais para que haja a localização dos pais se a criança vier a se perder. Mostre para a criança o quão importante é esse cartão de identificação e explique como usá-lo. Por menor que seja, a criança pode entender como aquele objeto pode ser importante.

Os cuidados com criança na hora do passeio estão em todos os detalhes. A alimentação, por exemplo, deve ser bem analisada, principalmente quando for feita assim, fora de casa. Todo ano são registrados milhares de casos de intoxicação alimentar entre crianças. São alimentos vencidos ou preparados de forma inadequada que ao serem ingeridos, fazem mal ao organismo. As bactérias podem trazer sérias consequências.

Para um passeio seguro com criança, estabeleça regras. Diga quando pode ou não correr, como se comportar em ambientes com muita gente ou outras crianças. São instruções simples que devem ser levadas a sério para que não haja desconforto algum na hora do passeio. Muitas crianças acabam correndo em ambientes perigosos, como em uma avenida movimentada, só por birra ou coisa do tipo. Mantenha sempre os olhos nela e deixe tudo bem claro. As conversas devem ser amigáveis e saudáveis.

Essas foram algumas dicas para passear com criança. Se preferir, converse com pediatras e psicólogos. Esses profissionais podem te ajudar com dicas mais complexas e dúvidas que surjam em relação ao assunto.

Top