Como criar um site de vendas para o meu negócio? Confira Dicas

Wagner Santos 01/09/2021 Notícias

No artigo de hoje, preparamos algumas dicas muito importantes sobre como criar um site de vendas, para que o seu negócio cresça de maneira estratégica.

Comunicar-se com o cliente é algo muito importante e um site é uma dessas formas. Mesmo aqueles que não possuem seu negócio no mundo digital, os clientes gostam de descobrir mais informações sobre a marca na Internet. 

E se o negócio é um e-commerce, aí ele se torna essencial. 

O site deve ser um ambiente bem seguro, tanto para a empresa, quanto para o cliente. Ao contrário das redes sociais, o site é uma ferramenta exclusiva, pois o dono do site publica suas informações como quiser e assim tem todo o domínio sobre elas.  

O site propicia que o empresário tenha acesso a dados mais importantes a respeito do engajamento e da relação entre as pessoas. 

Dicas importantes de como criar um site de vendas

Na sequência, confira as principais informações que você precisa saber sobre como criar um site de vendas e obter os melhores resultados.

  1. Objetivos definidos 

Principalmente no e-commerce, o site é a vitrine da loja. É ele quem facilita toda a comunicação entre o cliente e empresa, além de transmitir todos os valores e os ideais da marca.  

É preciso ter o objetivo bem definido, se o site será usado apenas para informações ou se vai ser usado como e-commerce.  Porque ele deverá ser criado de acordo com o objetivo.  

Um site para vendas deve ter várias fotos e detalhamento completo do produto, isso ajuda o cliente na hora da escolha.  

Além disso, o ambiente do site de vendas deve ser ainda mais seguro, pois nele serão inseridos dados pessoais e dados de pagamento do cliente. Portanto, se não houver segurança suficiente esses dados podem ser roubados. 

O site também deve ter uma gestão de estoque por trás dele, para que não se corra o risco de vender algum produto que não tenha disponibilidade no estoque. 

  1. Tenha um domínio registrado 

Esse é o ponto inicial e crucial para criar um site de vendas. O domínio, nada mais é do que o endereço eletrônico do seu site. Geralmente, as empresas usam o nome de sua marca como domínio, pois isso traz uma confiança maior para o cliente, pois garante estar comprando da loja correta. 

Por exemplo, uma empresa que se chame Loja FX teria seu domínio como www.lojafx.com.br. Se o domínio fosse www.fx.com.br seria algo estranho, não é verdade? Pois FX poderia ser qualquer coisa, e não seria tão fácil saber que se trata da Loja FX. 

Mas é claro que nem sempre é possível encontrar o nome exato da sua marca disponível, ainda mais se esse nome for um tanto comum. Mas tente aproximar o máximo possível, além de colocar elementos que deem ao cliente a certeza de estar comprando de sua loja.  

  1. Escolha uma plataforma 

A escolha da plataforma de hospedagem refere-se a aspectos mais técnicos de funcionamento da página. O domínio é o primeiro deles, pois ele é formado pelo nome escolhido mais a extensão, geralmente .com, mais o código do país, em nosso caso br. 

Se a plataforma escolhida for gratuita será necessário acrescentar o nome da plataforma em seu domínio. Usando o exemplo acima, se a loja FX usasse a plataforma gratuita da WordPress, por exemplo, o domínio então ficaria www.lojafx.wordpress.com.br.  

As plataformas gratuitas não passam tanto profissionalismo e credibilidade aos clientes, além disso seus recursos são mais limitados. Muitas vezes elas não suportam uma quantidade grande de acessos simultâneos. Como no caso de um lançamento de uma promoção em que haja um número grande de clientes realizando as compras. Nesta situação, há um grande risco de a plataforma não suportar e sair do ar. 

Já as plataformas pagas, a marca compra e registra seu domínio próprio. Essas plataformas oferecem uma segurança maior e recursos mais eficientes. 

A depender do porte do seu negócio, a economia de não pagar uma hospedagem de sites poderá não ser tão benéfica assim.  Pagar por uma plataforma dessas é algo importante, independente se você está construindo um site de vendas ou um portal de notícias, como por exemplo.

  1. Detalhamento do Produto 

Como já foi dito, é importante ter boas fotos e uma descrição completa do produto. Isso fará toda a diferença na hora do cliente concluir a compra.  

O fato de o cliente não interagir com o produto fisicamente traz muitas dúvidas, por isso é essencial que o site tente reproduzir o produto para o cliente. Em alguns casos, um vídeo demonstrando o produto ou o seu uso faz toda a diferença. 

  1. Identidade visual 

Aqui entram fatores como cores da marca e logotipo. Esses elementos representam a empresa e estimulam a identificação por parte do cliente. 

A identidade visual é construída por um profissional da área de design gráfico. Através de informações da empresa, como missão, valores, portfólio e persona, ele criará uma identidade que represente a marca. 

Há também algumas plataformas que oferecem modelos gratuitos já prontos e o usuário acrescenta apenas suas informações. Mas neste caso, há o risco de ter seu logotipo e identidade iguais a de outras marcas. 

  1. Layout e navegação do site 

Lembre-se que o layout do seu site deve ser simples e eficiente para evitar um carregamento demorado e pesado. Assim como as informações devem ser bem distribuídas para que o usuário encontre rapidamente a informação que necessita. 

Outro ponto importante é que o site seja “mobily friendly”, isto é, que ele rode bem em dispositivos móveis, como celulares e tablets. 

Atualmente, as pessoas usam muito mais o celular para ter acesso à Internet. Por isso, se o cliente tiver que fazer algum tipo de ajuste para acessar o site em um celular, não será uma experiência nada agradável. Certamente ele procurará a página do concorrente para buscar o produto e as informações que deseja. 

 Ações importantes para o sucesso do site

Depois do site de vendas ter sido criado, será essencial investir em ações de marketing para que possa divulgá-lo e atrair os clientes. Por isso, a empresa necessitará de ter conhecimento na área de marketing digital e em alguns casos será interessante contratar um profissional especializado nesta área. 

Também é importante criar um blog de nicho dentro do site e aplicar técnicas de SEO. Esses passos permitem que a sua marca seja encontrada mais facilmente na web e se torne mais conhecida.

Também é importante saber que o Marketing Digital ajudará a estreitar a relação com o cliente. Assim será possível entender se ele está satisfeito com o site de vendas ou se será necessário alguns ajustes. 

Outros artigos

Pós EAD Gratuito USP, UNESP e UNICAMP

02/08/2010

Pós EAD Gratuito USP, UNESP e UNICAMP

Uma pós-graduação é bem importante para a sua carreira profissional, por isso é recomendável que você escolha entidades em que oferecem o suporte necessário para...

Dicas De Decoração Para Lavanderia

03/08/2010

Dicas De Decoração Para Lavanderia

Poucas pessoas se preocupam com a aparência da lavanderia da casa, mas algumas dicas de decoração podem ser úteis para tornar a área mais aconchegante e agradáve...

Como comprar música no iTunes

27/11/2013

Como comprar música no iTunes

Lançada em 2003, a iTunes Store (antiga iTunes Music) é a loja online oficial da Apple, responsável por vender música e outros tipos de arquivos digitais, como e-boo...