domingo, 14 de agosto de 2022 - 14/08/2022 15:10:26
MundodasTribos

Os crediários são meios de pagamento a prestação, mas ao contrário do cartão de crédito, que garante ao lojista o recebimento independente do cliente não honrar o compromisso de pagamento, esse meio de parcelamento depende da quitação das parcelas pelo consumidor, o que pode gerar muitos prejuízos.

Leia mais sobre: Crediário Cielo Simulador, como funciona

 

O crediário deve ser usado com moderação (Foto: Divulgação)

Atualmente, muitas lojas baniram esse meio de pagamento pelo risco alto de inadimplência e tantas outras passaram a cobrar juros mais agressivos para inibir essa opção de compra e não ficar no prejuízo, caso o cliente não cumpra com a quitação completa das parcelas. Mas, em pequenas cidades, onde praticamente todos se conhecem, é muito comum a prática do crediário.

O que este artigo aborda:

Cuidados a serem tomados durante a contratação de um crediário

Antes de fazer uma compra no crediário avalie a taxa de juros cobrada pelo credor. Muitas vezes, esse valor é alto e no final das contas você paga o produto duas vezes. Bom mesmo é comprar à vista, pois o seu poder de negociação aumenta e você acaba conseguindo mais descontos, fazendo seu dinheiro render.

Saiba mais sobre: Crediário Para Financiar Viagens

 

O cartão de crédito pode ser usado para fazer crediário (Foto: Divulgação)

Benefícios do crediário

O beneficio do crediário é a facilidade para ter um produto e usufruir dele mesmo antes da quitação do seu preço. Mas é preciso saber que não se pode comprometer mais que 30% do seu salário com parcelas mensais fixas e as contas de água, eletricidade e prestações entram nessa aritmética. O crediário deve ser utilizado a seu favor para compra de produtos essenciais e não para aquisições impulsionadas pela aparente baixa de preços e vantagens superficiais de um produto.

Aja rápido para quitar as prestações

Com a antecipação da quitação das parcelas os juros do crediário devem ser retirados obrigatoriamente. Logo, se você pagar duas parcelas de 12 e depois quiser pagar o restante de uma única vez, os encargos dessas 10 prestações devem ser excluídas do valor total a ser pago. Antecipar parcelas com muito tempo de antecedência pode ser um excelente negócio. O crediário deve ser encarado como uma situação de pagamento momentânea para que você consiga ter a possibilidade de conquistar muitas coisas sem se endividar.

O conteúdo "Crediário: dicas, cuidados" foi feito por Élida Santos e distribuído por MundodasTribos na categoria Economia em .

1

Pode ser do seu interesse

Leilão SOLD Leilões Online

Leilão SOLD Leilões Online

Como economizar energia no inverno: dicas

Como economizar energia no inverno: dicas

Leilão de Motos 2010-2011 SP, RJ, BH

Leilão de Motos 2010-2011 SP, RJ, BH

Retificação de imposto de renda: como fazer

Retificação de imposto de renda: como fazer

Saiba cuidar do seu dinheiro depois da aposentadoria

Saiba cuidar do seu dinheiro depois da aposentadoria

Dicas para fazer crédito consignado

Dicas para fazer crédito consignado