Coworking: espaços ideais para trabalhar

O home office tem se tornado um espaço cada vez mais popular nas residências, sendo um cômodo apropriado para se trabalhar em casa. O…

Por Isabella Moretti em 02/01/2012

O coworking é um espaço que estimula o convívio e troca de experiências.

O home office tem se tornado um espaço cada vez mais popular nas residências, sendo um cômodo apropriado para se trabalhar em casa. O ambiente se revela bem particular, onde o indivíduo desenvolve suas atividades profissionais sozinho, sem a convivência que existe dentro de uma empresa. Não há dúvidas de que o isolamento das pessoas aumentou ainda mais graças ao home office.

A internet tem se apresentado como grande contribuinte do home office, facilitando o trabalho e a impessoalidade das ações. Apesar da tranquilidade de trabalhar sozinho, nem todas as pessoas gostam do isolamento para trabalhar e necessitam de convívio social para se sentirem acolhidas no mercado. É diante desta insatisfação que surgiu o coworking.

O coworking é um espaço criado especialmente para estimular o convívio e aumentar a vontade de trabalhar. O ambiente colaborativo passa a ser uma excelente estratégia para a troca de experiência entre os profissionais de diferentes áreas, além de criar condições para o networking.

Depois de fazer sucesso no exterior, o coworking está chegando com força total no Brasil. Ele favorece a ideia de compartilhar espaço e recursos que permitem a execução das tarefas profissionais, como é o caso do acesso a internet. As pessoas que mais procuram o coworking são aquelas que trabalham com comunicação, como é o caso dos freelancers e das agências de assessoria.

Caso a solidão do home office atrapalhar, conheça o Coworking.

Como deve ser a decoração do coworking?

O coworking é um espaço que necessita de uma decoração especial para estimular o trabalho. Ele funciona como um escritório convencional, mas o seu arranjo físico precisa favorecer a interação dos profissionais de diferentes áreas. Como a estrutura será compartilhada, a decoração não pode seguir uma proposta personalizada.

Para decorar o coworking e obter os melhores resultados, procure aproveitar bem o espaço distribuindo os móveis de escritórios, como mesinhas e cadeiras. Cada profissional autônomo deve se sentir a vontade para trabalhar e receber estímulos do próprio ambiente para formular as suas ideias. Desta forma, a circulação de ar e iluminação são pontos que precisam ser favorecidos.

A ideia de compartilhar o mesmo ambiente para trabalhar é bem interessante, mas a distribuição de móveis não pode prejudicar o desempenho de cada profissional. É possível decorar uma mesma área de trabalho e cadeiras confortáveis com regulagem de altura.

O espaço de trabalho envolve convivência, mas precisa ser bem organizado.

Na decoração do coworking, experimente trabalhar com móveis que ajudam a manter o espaço de trabalho sempre organizado. Use cores neutras e agradáveis na decoração e não crie uma atmosfera cansativa. De repente uma parede com cor mais vibrante sirva de estímulo no ambiente, mas cuidado para não cometer exageros. Dependendo do coworking, haverá outros ambientes disponíveis, como sala de reunião e espaço para o café.

Top