As diferenças entre couro sintético e natural

O couro é um material confortável e atemporal. Ele está presente nas roupas, nos móveis, nos sapatos, nas carteiras, nos cintos, nas bolsas e…

Por Isabella Moretti em 26/05/2013

O couro é um material confortável e atemporal. Ele está presente nas roupas, nos móveis, nos sapatos, nas carteiras, nos cintos, nas bolsas e em tantos outros objetos que fazem parte do dia a dia das pessoas.

O couro está presente na decoração. (Foto:Divulgação)

O aspecto do couro é peculiar e fácil de ser identificado à primeira vista. No entanto, os consumidores devem ficar atentos aos produtos disponíveis à venda no mercado, pois existem dois tipos de couro que podem ser confundidos: o sintético e o natural.

Saiba mais: Sofá de couro: prós e contras

☰ CONTEÚDO

O couro natural

O couro natural, também chamado de legítimo é feito com a pele curtida de animais. Depois de extraída, a matéria-prima passa por processos industriais e artesanais para se tornar um artigo.

Apesar de estar sempre por dentro das tendências de moda e decoração, o couro curtido é um material antigo, cujos primeiros pedaços foram encontrados há três mil anos A.C., no Egito.

O couro nunca sai de moda. (Foto:Divulgação)

O couro sintético

O couro sintético é um material versátil, moderno e que na maior parte das vezes, se parece com o legítimo. Este material aparece tanto nas peças de vestuário como na decoração, mas é continuamente confundido com o ecológico ou legítimo.

O couro sintético é feito na fábrica, a partir de procedimentos materiais e componentes químicos. O preparo tem como objetivo adquirir o máximo de semelhanças possíveis com o couro legítimo, ou seja, ser capaz de ‘enganar aos olhos’.

Diferente do legítimo, o couro sintético apresenta uma variedade de cores artificiais. Ele também explora um acabamento sofisticado e um design de alto padrão. Embora seja vantajoso em alguns aspectos, o couro sintético apresenta resistência inferior.

O couro sintético não é legítimo e também não pode ser considerado ecológico. O material é preparado com vários derivados do petróleo. Quando é fabricado com PVC reciclado, o meio ambiente não sobre prejuízos severos. O couro ecológico, por sua vez, é feito com pele de bovina e também couros alternativos, como o de peixe. O grande diferencial da matéria-prima está no curtimento, que não utiliza materiais pesados.

O couro sintético é versátil, porém menos resistente que o natural. (Foto:Divulgação)

Dicas para cuidar de peças de couro

• O material não pode ser exposto ao sol, caso contrário, acaba desidratando;

Roupas de couro devem ser penduradas no cabide;

• Uma peça de couro nunca pode ser guardada molhada;

• Depois de lavar o couro, é importante deixá-lo secar na sombra.

• Artigos de couro devem ser lavados em lavanderias especializadas para não sofrer danos.

• Se o couro apresentar manchas de mofo, o proprietário da peça pode aplicar a mistura de vinagre branco com água para remover.

Veja também: Jaqueta de couro: como escolher

Top