Consulta Conta de Água pelo CPF

Consulta Conta de Água pelo CPF

A conta de água é uma das principais pagas por todos os cidadãos, juntamente com a conta de luz. É dessa forma que você…

Por bety em 23/05/2020

A conta de água é uma das principais pagas por todos os cidadãos, juntamente com a conta de luz. É dessa forma que você garante o abastecimento de água em sua casa para que seja possível realizar as mais diversas atividades como lavar roupa, tomar banho, lavar louça, fazer comida e muito mais.

O mais comum é os consumidores receberem em casa a sua fatura para o pagamento da conta de água, mas com o avanço da internet, as companhias de abastecimento começaram a disponibilizar online serviços de consulta da conta usando informações do indivíduo a qual a água está relacionada, além de ser possível também emitir uma 2ª via sem sair de casa, caso você perca a sua ou não tenha recebido.

Para saber como consultar sua conta de água somente pelo CPF, leia a seguir.

Portal para consulta conta de água

É importante destacar que cada região possui sua própria companhia de abastecimento de água e que cada uma disponibiliza seus próprios canais de serviços aos consumidores. Dessa forma, o mais indicado é que cada cidadão busque pelo site da companhia de abastecimento da sua cidade e assim acesse a área de serviços, para poder fazer um rápido cadastro e começar a usufruir de uma série de serviços úteis que antes só podiam ser obtidos na própria unidade.

Esses portais são recomendados principalmente para que o cliente evite ter que ir até a unidade para obter uma 2ª via ou consultar os seus débitos, poupando assim o seu tempo. Com o cadastro realizado, em poucos minutos você obtém essas informações e caso não consiga resolver pela internet, aí sim pode ir em busca do atendimento presencial.

Ficar por dentro das suas contas é muito importante, principalmente quando se trata de algo tão fundamental para nossas vidas e bem-estar como a água. Isso evita também que cortes sejam feitos.

O que é preciso para a consulta

Apesar de cada companhia de abastecimento possuir o seu próprio portal, o que é comum entre a grande maioria delas são as informações solicitadas tanto para consultar todas suas contas de água quanto para emitir uma 2ª via.

Você pode obter esses serviços informando somente o seu CPF ou, no caso de pessoa jurídica, o seu CNPJ. Claro que você pode ter criado um identificador no seu cadastro e, nesses casos, também é possível acessar informando-o.

Apenas com essa informação e, em alguns casos, com o código do imóvel (que pode ser encontrado em qualquer fatura da conta de água), você consegue conferir todas as contas já pagas e aquelas que ainda estão em débito. Para estas, você também conta com a opção de imprimir uma 2ª via sem nenhum custo.

Como consultar conta de água pelo CPF

Se você quer saber o passo a passo de como consultar conta de água pelo CPF, está no lugar certo. Antes de tudo, você deve encontrar o site da companhia responsável pelo abastecimento de água em sua cidade ou região. Em somente um estado, podem haver várias companhias. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a mais famosa é a CORSAN.

Ao encontrar o site da companhia, busque pela área de Serviços. A partir de agora vai depender do que o site disponibiliza: você pode selecionar diretamente o serviço desejado, informar o seu CPF e o código do imóvel e pronto. Ou, em outros casos, pode precisar criar um cadastro primeiro, para então ter acesso aos serviços.

A consulta de conta de água pelo CPF é muito simples e todos tendem a ter sucesso. Com as informações digitadas, na página seguinte você pode conferir as contas pagas e se ainda há alguma aguardando o pagamento. Novamente, os detalhes da sua consulta podem variar de acordo com a companhia.

A importância de realizar esse tipo de consulta

Nem todos os cidadãos sabem dessa opção de consultar suas contas de água pela internet, mas se trata de um serviço que pode vir a ser muito útil. Não é incomum os clientes perderem suas faturas e acabarem não tendo certeza se efetuaram ou não o pagamento. Ao realizarem a consulta, tiram essa dúvida em poucos minutos, podendo quitar o seu débito ou ficar mais tranquilo sabendo que o mesmo já foi pago.

É uma forma também do cidadão garantir que está com suas contas em dia e ficar tranquilo sabendo que não corre o risco de ficar sem água em sua residência. Outro ponto importante é que por meio da consulta, o cliente que desejar pode emitir a 2ª via da sua fatura de modo gratuito para realizar o pagamento. Isso é necessário em caso de perda da fatura ou não recebimento da mesma a tempo.

Cada vez mais pessoas estão utilizando esses serviços e encontrando mais facilidade para quitar suas contas. Aproveite você também.

Contas de água na pandemia

O Brasil – e o mundo – estão vivendo uma pandemia que mudou, em poucas semanas, a nossa rotina. Com grande parte do comércio fechado e muitas pessoas sendo demitidas, há cada vez mais pessoas inadimplentes e com dívidas. Uma grande dúvida que surge ao brasileiro nesse momento é se há o risco de cortes de serviços básicos, como fornecimento de água, em caso de não conseguir efetuar o pagamento da conta.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa não pode interromper o fornecimento do serviço. O artigo 22 do código informa que serviços como fornecimento de água, luz, gás, internet e telefone são essenciais para a vida e, portanto, devem ser oferecidos aos cidadãos de forma ininterrupta. A empresa pode sim cobrar o cliente através dos meios legais, mas sem realizar nenhum corte.

Com a pandemia, isso fica ainda mais sério. Em caso de resistência por parte da companhia, o cliente deve tentar negociar a sua fatura entrando em contato ou ainda recorrer por meios judiciais. Em grande parte do Brasil, as companhias estão fornecendo um prazo maior de pagamento para não gerar juros e mais dívidas para seus clientes.

Top