Consulta CND Dataprev passo a passo

A “Consulta CND Dataprev passo a passo” é um serviço online disponibilizado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A geração do documento acontece…

A “Consulta CND Dataprev passo a passo” é um serviço online disponibilizado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A geração do documento acontece de forma eletrônica e rápida, através do sistema informatizado da Previdência Social. Além de realizar uma consulta pela internet, o cidadão também pode imprimir.

Consulta CND Dataprev passo a passo. (Foto: Divulgação)

A certidão negativa de débito, também conhecida pelas siglas CND, é um documento solicitado em diferentes situações, como recebimento de benefício, dar baixa na empresa e contratação de crédito. Ela comprova a inexistência de débitos previdenciários do contribuinte. Por outro lado, se o cidadão apresentar alguma irregularidade no seu nome, o sistema emitirá a certidão positiva.

Todas as certidões negativas de débito, emitidas a partir de 19 de abril de 1999, não precisam ser assinadas, exceto aquelas que são geradas a partir de determinação judicial. Vale lembrar, ainda, que o prazo de validade do documento é de 60 dias, que começa a ser contato a partir da data de emissão.

Veja também: Dataprev – consulta beneficio INSS

Consulta CND Dataprev passo a passo

Você pode realizar a sua consulta pela internet. (Foto: Divulgação)

Consultar certidão negativa pela internet é algo simples e prático. Confira a seguir a consulta CND Dataprev passo a passo:

1. Acesse o site do Dataprev e clique no botão “Pedido de CND”, que se encontra no final da página.

2. Na página seguinte, você vai encontrar vários links úteis. Clique em “Emissão de Certidão de Previdência”.

3. Preencha os dados solicitados pelo pequeno formulário eletrônico, como número do CNPJ ou CEI. Identifique também o motivo do documento, que pode ser averbação de imóveis, baixa ou outras finalidades.

Continuar Lendo  Troca de produtos Passarela Calçados

4. Confirme os caracteres da imagem e clique em “Cadastrar”. Pronto! O seu pedido foi encaminhado.

Exemplo de certidão negativa. (Foto: Divulgação)

Pedido de Certidão Negativa de Débito

Caso o pedido de CND não esteja disponível, você precisa consultar os débitos previdenciários. Para fazer isso, basta utilizar o serviço de verificação de regularidades das contribuições previdenciárias, também disponibilizado pelo Dataprev.

Se você não conseguir consultar a certidão negativa CND, procure um Posto de Arrecadação e Fiscalização ou uma Agência da Previdência Social. Em casos de pendências, o atendente também pode gerar um “relatório de restrições” para que você possa solucionar a situação de irregularidade junto à Previdência.

Você também pode procurar o INSS pessoalmente para consultar. (Foto: Divulgação)

O serviço do INSS é muito utilizado pelas empresas, autoridades e órgãos licitantes. Se ainda houver dúvidas sobre o procedimento de consulta CND Dataprev passo a passo, fale com um atendente do Instituto Nacional de Serviço Social pelo telefone 135.

Top