Conheça os temas de Português mais cobrados no ENEM

Conheça os temas de Português mais cobrados no ENEM e fique ainda mais preparado para encarar as provas desse importante exame, que pode abrir muitas…

Conheça os temas de Português mais cobrados no ENEM e fique ainda mais preparado para encarar as provas desse importante exame, que pode abrir muitas portas para você, inclusive garantindo o seu ingresso no ensino superior, pois algumas das maiores universidades do país já o utilizam como vestibular.

Conheça os temas de Português mais cobrados no ENEM. Foto: Ilustrativa.

Sabendo quais são os temas mais cobrados no ENEM, é possível planejar melhor os estudos, priorizando determinados assuntos e matérias, mas sem se esquecer de outros temas também importantes, ainda mais para uma prova tão abrangente quanto é a do Exame Nacional do Ensino Médio.

Como o ENEM 2015 será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, ainda há um bom tempo para você estudar, seja sozinho, em casa, participando de grupos de estudos ou frequentando um cursinho preparatório.

Saiba mais: 5 dicas para se dar bem na redação do ENEM 2015

Conheça os temas de Português mais cobrados no ENEM

Para conseguir tirar uma boa nota no Enem, é muito importante dominar os conhecimentos sobre Língua Portuguesa. Você precisa conhecer bem o nosso idioma para conseguir interpretar os enunciados das questões e ter sucesso na redação.

Para fazer o Enem é muito importante dominar os conhecimentos de Língua Portuguesa. Foto: Ilustrativa.

A seguir, conheça os temas de Português mais cobrados no ENEM, lembrando que essas informações levam em conta as três últimas edições do exame, organizadas pelo Ministério da Educação.

Os temas de Português mais recorrentes no Enem são:

Interpretação de texto: foram 43 questões nos últimos anos, com temas sobre ciências, atualidades, medicina, artes e tecnologia.

Análise de poemas: 13 questões nas últimas edições, sobre nomes como Luis Fernando Veríssimo, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira, entre outros.

Leia Também:  Seleção para vagas em universidades americanas: como funciona

Veja também: Prova de exatas do Enem: assuntos cobrados

Interpretação de charges e tirinhas: Laerte, Hagar, Ivan Cabral e Caco Xavier.

Dominar interpretação de texto é a chave para se sair bem na prova. Foto: Ilustrativa.

Cartazes Publicitários e Letras de músicas: 8 questões sobre cada tema, nos últimos anos.

Trechos de livros: questões sobre obras como “O Cortiço”, “A Hora da Estrela”, “Grande Sertão Veredas”, “Morte e Vida Severina”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Triste Fim de Policarpo Quaresma”.

– Figuras de linguagem: indução, raciocínio lógico, comparação.

O que também costuma cair no Enem

O que cai na prova de Português do ENEM inclui ainda temas como:

– Estratégia Argumentativa.

– Interpretação de gráficos, relação de imagens e realidade, gênero do texto, pronomes e expressões.

– Relação de textos a fatos atuais, função da linguagem, sentido de piadas e relação semântica.

Estudar português é fundamental para produzir uma redação. Foto: Ilustrativa.

Leia mais: Simulado gratuito do Enem

É fundamental que você conheça os temas de Português mais cobrados no ENEM, elabore um cronograma de estudos e inicie a sua preparação. Procure realizar as questões das provas anteriores para entender o formato do exame e identificar outros assuntos que são cobrados com frequência. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, afinal, temos muitas outras dicas para melhorar o seu rendimento na hora de estudar.


Top