Conheça os Hábitos que Podem Danificar os Cabelos

O cabelo é uma das partes mais importantes da estética feminina, sendo considerada uma arte de sedução entre alguns povos. Por esse e outros…

O cabelo é uma das partes mais importantes da estética feminina, sendo considerada uma arte de sedução entre alguns povos. Por esse e outros motivos, é preciso cuidar bem dos fios, evitando danos aos mesmos. A saúde capilar é indispensável, seja para a função estética ou mesmo pela saúde de uma parte de seu corpo. Cabelos saudáveis e bem tratados são sinônimo de beleza e higiene. Os cuidados podem ser simples e evitar algumas situações também ajuda. Saiba que alguns hábitos do dia-a-dia podem prejudicar intensamente os cabelos. Isso mesmo! São manias que passam despercebidas e que acabam danificando a estrutura capilar.

Entre os hábitos, podemos citar: água quente, excesso de produtos químicos e calor (secador, chapinha, babyliss, entre outros), penteados que prendem demais os fios, e assim por diante. A água quente, por exemplo, é uma das grandes vilãs no inverno. Com o frio intenso, a água quente é indispensável no banho, mas ao tocar nos cabelos ela resseca os fios, deixando-os fracos, quebradiços e opacos. Esse é um dos hábitos que pode ser controlado. Lave os cabelos em água morna, se possível. No verão use e abuse da água fria. A água fria é eficiente para hidratar e dar brilho, seja para os cabelos ou então para a pele.

O excesso de produtos químicos não é só para os alisamentos e demais químicas fortes, estou falando do excesso do dia-a-dia mesmo. Algumas mulheres exageram com cremes e óleos. Além de dar o efeito que prometem, os produtos podem ressacar e danificar os fios. É preciso usar com limites. Outro hábito que faz parte da vida de muitas mulheres e que prejudica os fios é o excesso do secador. Perceba que o que faz mal são os excessos e não o uso consciente. O secador deve ficar um pouco distante dos fios na hora da aplicação, em média 10 centímetros. O contato muito próximo pode queimar a estrutura capilar.

Leia Também:  Cores de roupa que valorizam pele morena

São hábitos que danificam os cabelos e que podem ser evitados ou então amenizados. O ato de prender constantemente o cabelo em rabos de cavalo, coques ou demais tipos de penteados. Claro que pode prender, mas cuidado para não amassar e arrebentar os fios. Alguns lacinhos torcem demais os fios, arrebentando-os e deixando-os como elásticos. É comum em adolescentes e crianças. Prefira piranhas, pauzinhos de cabelo, presilhas e assim por diante. Eles estragam menos e prendem da mesma forma.

Os hábitos alimentares também interferem na saúde dos fios. Você é o que você come, seja em relação ao funcionamento do seu organismo como um todo, pele, cabelo e por aí vai. As proteínas ajudam no crescimento capilar, assim como algumas vitaminas especificas. Existem medidas que podem ser tomadas e ajudam no quesito “como não danificar os cabelos”. Hidratações semanais com produtos de qualidade podem revigorar a aparência e estrutura de seus cabelos.

Existem inúmeros produtos para cuidar dos cabelos, desde os mais simples e baratos até os profissionais e com preços mais elevados. Escolha os seus e cuide diariamente dos fios, eles agradecem!

 

 

Top