Conheça os Benefícios dos 9 Tipos de Chocolate

Considerado um dos alimentos mais irresistíveis que existe, o chocolate se revela uma verdadeira paixão mundial. Sua matéria-prima, o cacau, já era conhecida pelos…

Por Isabella Moretti em 25/08/2011

Considerado um dos alimentos mais irresistíveis que existe, o chocolate se revela uma verdadeira paixão mundial. Sua matéria-prima, o cacau, já era conhecida pelos astecas como fonte de energia para os deuses. Há diversas propriedades no chocolate e seus benefícios já foram comprovados através de estudos.

A evolução do chocolate é visível com o passar do tempo e resulta na criação e hoje ele pode ser encontrado em diferentes formas. Além de todos os seus nutrientes que contribuem com a saúde, o chocolate também é responsável por criar sensações positivas nas pessoas e desperta vários sentimentos. São poucas as pessoas que não gostam do sabor do chocolate, por isso o produto é tão requisitado na hora de presentear uma pessoa querida.

As propriedades do chocolate são favoráveis para uma vida saudável e auxiliam até mesmo na prevenção de doenças. No entanto, é importante ter cuidado com os exageros para que alguns componentes presentes no chocolate não sejam prejudiciais, como é o caso da gordura e do açúcar.

Entre os possíveis benefícios do chocolate para saúde, é válido reforçar o seu papel na prevenção do câncer e doenças cardíacas. Devido as suas substâncias antioxidantes, o chocolate também consegue cumprir a missão de fortalecer o sistema imunológico. O alimento libera quantidades significativas de endorfina e serotonina no organismo e se destaca como uma poderosa fonte de energia.

Algumas pesquisas já comprovaram a capacidade do chocolate para aumentar a freqüência dos batimentos e o desempenho da atividade cerebral. Há vários estudos que também comprovam as propriedades afrodisíacas do chocolate, ou seja, que estimulam o prazer. Sensações como euforia e sensibilidade aguçada também são característicos do alimento.

As pessoas que exageram no consumo de chocolate podem sofrer com alguns problemas de saúde, como diarréias e obesidade, por isso é necessário ingerir com moderação.

Confira a seguir os principais tipos de chocolate e seus benefícios:

Chocolate ao leite: considerado o tipo tradicional, composto por massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite condensado. Possui uma quantidade de calorias menor do que o chocolate branco. Para quem não quer ganhar peso, a melhor sugestão é escolher um ao leite na sua forma pura.

Chocolate Amargo: livre de manteiga de cacau e com pouco açúcar, esse tipo é um dos que resulta em mais benefícios para a saúde. As propriedades comprovam os principais benefícios do chocolate para a saúde, em especial no que diz respeito a redução do colesterol ruim. É conhecido por possuir a maior concentração de cacau, que corresponde a 70% da sua composição.

Chocolate Meio-Amargo: com uma aparência escura e pouco açúcar, esse produto costuma fazer sucesso entre as pessoas. Sua composição tem em média 50% de cacau e representa uma ótima solução para quem está enjoado do sabor ao leite.

Chocolate Branco: com textura cremosa e considerado o mais doce de todos os tipos de chocolate, esse produto também aparece como o mais calórico e menos benéfico para saúde. É composto por manteiga de cacau e grandes quantidades de açúcar.

Chocolate Diet: a quantidade de açúcar usada para a produção do chocolate tradicional é substituída por adoçantes. Com isso, a composição se torna mais leve e não prejudica a saúde das pessoas que sofrem com diabete.

Chocolate Hidrogenado: acontece uma substituição de ingredientes, ou seja, o óleo extraído da soja passa a substituir a manteiga de cacau. Esse tipo de chocolate possui um sabor pouco concentrado e costuma ser utilizado para a produção em larga escala. Apesar de ser o mais barato, seu sabor é bem inferior aos outros.

– Chocolate em Pó: adota como principal ingrediente a amêndoa de cacau moída, sendo assim uma ótima opção para preparar receitas de bolo ou brigadeiro. É diferente do achocolatado porque possui baixa concentração de açúcar e sabor mais puro.

– Chocolate Fracionado: perfeito para o preparo de cobertura e não necessita de temperagem. Tem facilidade para derreter e representa uma ótima opção de ingrediente para fazer o acabamento de bolos.

Top