O presidente interino Michel Temer vai lançar, nos próximos dias, o programa Criança Feliz, um projeto que tem como foco os filhos dos beneficiários do Bolsa Família, em todo o Brasil.
Novo programa social do governo federal, o Criança Feliz terá a missão de dar assistência às crianças nos primeiros 1.000 dias de vida (até os 3 anos de idade), período considerado vital para o desenvolvimento das funções cognitivas, de acordo com o ministro Osmar Terra, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, um dos responsáveis pelo programa.
Além do atendimento às crianças, o programa também deverá fazer o acompanhamento das gestantes que são beneficiárias do Bolsa Família.
Conheça o Programa Social Criança Feliz
Como funciona o programa Criança Feliz? A ideia do projeto é atuar no desenvolvimento das habilidades e competências nos primeiros anos de vida das crianças, para que elas tenham um futuro melhor e contribuam para que suas famílias saiam da pobreza.
Conforme os responsáveis pelo projeto, há muitas dificuldades no estímulo das crianças da primeira infância, em ambientes mais pobres, e os reflexos podem ser vários, como por exemplo problemas na alfabetização e no convívio social. E é isso que o projeto pretende evitar.
Para tanto, devem ser contratados cerca de 80.000 pessoas, que farão o atendimento presencial às crianças beneficiárias do Bolsa Família. Esses profissionais serão chamados de Visitadores, e estarão em 4 milhões de residências atendidas pelo Bolsa Família, nas quais há crianças de até 3 anos de idade.
Cada um desses milhares de Visitadores do programa Criança Feliz ficará responsável por ir a até seis casas por dia, totalizando 30 visitas semanais.
Como participar do programa Criança Feliz
As gestantes beneficiárias do Bolsa Família também serão atendidas pelo novo programa (Foto Ilustrativa)
Como participar do Criança Feliz? Para ser atendido por esse novo programa social é preciso ser beneficiário do Bolsa Família e ter pelo menos uma criança em casa com até 3 anos de idade. De acordo com dados do governo, das 13,904 milhões de famílias atendidas pelo programa, cerca de 4 milhões estão nesta situação.
Por enquanto não foi informado se será preciso fazer cadastro no programa Criança Feliz ou se serão usados os mesmos dados do Bolsa Família.
Criança Feliz e Bolsa Família
Para participar do Criança Feliz, as crianças devem ser beneficiárias do Bolsa Família (Foto Ilustrativa)
A relação entre os programas Bolsa Família e Criança Feliz é total, já que para ser atendido pelos Visitadores, haverá a exigência de ser beneficiário do Bolsa Família.
O lançamento do programa social Criança Feliz deve acontecer nos próximos dias, quando serão divulgados todos os detalhes do projeto.
Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.