Conheça a Chapada Diamantina – Roteiro de Viagem

A Chapada Diamantina é um conjunto natural impressionante bem no coração da Bahia, formando por cachoeiras, rios, cânions, morros, paredões e uma complexa diversidade…

A Chapada Diamantina é um conjunto natural impressionante bem no coração da Bahia, formando por cachoeiras, rios, cânions, morros, paredões e uma complexa diversidade de fauna e flora. Ao todo são seis cidades que fazem parte da Chapada Diamantina: Andaraí, Ibicoara, Igatu, Mucugê, Vale do Capão e Lençóis. Lençóis é considerada a porta de entrada deste belo paraíso natural, e também a cidade que tem a melhor estrutura hoteleira e gastronômica de toda a Chapada. A Chapada Diamantina já foi cenário de várias produções, entre elas: a Abertura da Novela Selva de Pedras, os Filme Abril Despedaçado e Besouro.

Passeando pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina você vai ter uma verdadeira aula de história, geografia e biologia dos guias locais. A grande quantidade de grutas, chapadas, paredões, cânions e rios rendem ótimas fotografias. São cerca de 250 espécies de plantas catalogadas exclusivas da região, entre elas 22 espécies de orquídeas. Reserve pelo menos uma semana inteira de viagem para conhecer o Parque.

Entre os principais atrativos naturais estão: a Cachoeira do Sossego, com 15 metros. O Poço do Diabo, apesar do nome é uma das quedas mais bonitas da região. A Cachoeira Ribeirão do Meio, que possui um tobogã natural. A Cachoeira dos Mosquitos, com três sítios arqueológicos. A Gruta Torrinha, uma das mais complexas grutas do Brasil. A Gruta da Pratinha, com uma tirolesa emocionante logo na chegada. A Gruta Lapa Doce, com formações rochosas que parecem animais, como uma coruja. O Morro do Pai Inácio, com uma das mais belas vistas da Chapada, vale à pena visitar para ver o pôr-do-sol.

Em sua viagem à Chapada Diamantina aproveita para fazer os passeios disponíveis na região: O Passeio Serrano leva os turistas a banheiras naturais esculpidas nas pedras pelas águas do Rio Lençóis, chegando até a Cachoeira Primavera e um mirante com vista incrível. As empresas de turismo locais também disponibilizam opções de Trekking, que inclui caminhada por trilhas, paradas em cachoeiras e rios e acampamento, o percurso é leve e pode ser feito até mesmo por famílias com crianças. Conheça o Trekking Pai Inácio – Lençóis e Vale do Capão.

Continuar Lendo  Lugares Turisticos em Toronto

A gastronomia local é formada por pratos bem nutritivos e calóricos, para recuperar as energias após um cansativo dia de aventuras. As heranças culturais dos garimpeiros nos ingredientes e temperos transformaram a gastronomia da região única e diferente de todos os outros lugares do Brasil. Não deixe de provar: a Carne de Sol, Costes de Bode, Pirão de Parida, Arroz de Pequi, Godó de Banana, Carré de Cordeiro e a Rabada de Bode. Lembre-se de comer bem de vagar, esta é a regra por aqui, comer desfrutando da paisagem.

Aproveite para viajar para a Chapada Diamantina nos meses de Setembro e Outubro, quando acontecem os principais eventos da cidade: o Festival de Lençóis, uma celebração gastronômica e musical que atrai milhares de visitantes e o Festival de Inverno de Lençóis, com shows de artistas locais e nacionais. O mês de Junho também é uma boa época para aproveitar as Festas Juninas. Para chegar à Chapada Diamantina é muito fácil, você apenas precisa ir de avião até Salvador e seguir de ônibus até Lençóis curtindo uma paisagem impressionante. Pesquise o valor da passagem aérea no site da Decolar.com: http://decolar.com/

Escolha um hotel ou pousada que melhor se encaixa nas suas necessidades. O Guia Quatro Rodas 2010 indica os melhores hotéis da região: o Canto das Águas (http://www.lencois.com.br/) e o Hotel de Lençóis (http://www.hoteldelencois.com/). Faça sua reserva com antecedência e curta muito uma das regiões mais bonitas do Brasil.

Top