Confira 10 fatos interessantes sobre os sonhos

O sonho é uma das experiências mais misteriosas da vida. Alguns encaram os sonhos como a realização de algo que não pode ser feito,…

Por Editorial MDT em 22/12/2011

O sonho é uma das experiências mais misteriosas da vida. Alguns encaram os sonhos como a realização de algo que não pode ser feito, como um escape da vida real e até mesmo como premonição, como um aviso.

A verdade é que o sonho ainda é um grande mistério, apesar de muitos estudos que buscam desvendar os significados e razões de determinados sonhos, a verdade é que ainda se sabe muito pouco sobre eles, mas existem alguns fatos interessantes que já foram descobertos e que você precisa saber.

Animais também sonham

Ainda não há uma completa certeza se os animais também sonham da mesma forma que os humanos, mas assim como nós eles também possuem o estágio REM (movimento rápido do olho). De acordo com um estudo piblicado em 1966, os mamíferos acordam imediatamente depois de entrar nele, o que poderia indicar que este processo seja usado como um mecanismo defesa. Muitas vezes eles acabam se movimentando durante o sono e até emitindo sons.

Paralisia do Sono

Durante o sono REM, o corpo é paralisado por uma espécie de mecanismo do cérebro, onde ela acorda, mas não consegue se mover. Muitas vezes, mesmo estando consciente, ela começa a ver o sonho no local onde está, além de alucinações e senso de perigo.

Sonhos premonitórios

Muitas pesquisas já avaliaram que grande parte da população mundial já teve algum tipo de sonho premonitório. Entre 63% e 98% das pessoas realmente acreditam que sonhos podem ser premonições e cerca de 38% destes pessoas já experimentaram um sonho deste tipo, que no fim acabou se concretizando.

Só sonhamos com o que conhecemos

Mesmo quando sonhamos com estranhos, na verdade não são desconhecidos, são apenas pessoas que você viu alguma vez na sua vida mas não reparou. Estas pessoas ficam armazenadas em nosso cérebro e então quando sonhamos, elas vem à tona.

Incorporação da realidade aos sonhos

Muitas vezes nossa mente interpreta estímulos externos como algo presente no sonho e acaba incorporando a situação, fazendo parecer que realmente faz arte do sonho. Um bom exemplo é quando o seu telefone toca durante o sono e então você acorda e percebe que ele realmente esta tocando, não é uma coincidência, mas uma incorporação da realidade.

Terror Noturno x Pesadelo

O terror noturno ocorre nas duas primeiras horas de sono, antes do estágio REM, onde as pessoas costumam gritar bastante e se debater. Já o pesadelo envolve perseguição e criaturas fantasiosas, mas ocorre de maneira bem mais calma. Muitas vezes o uso de drogas, acontecimentos ao longo do dia e ansiedade podem levar a um pesadelo.

Nem todo mundo sonha em cores

Cerca de 12% da população sonha exclusivamente em preto e branco, enquanto o restante deste percentual sonha em cores. Antigamente este percentual era maior, mas começaram a mudar a partir da década de 60. Atualmente, apenas 4% das pessoas com menos de 25 anos sonham em preto e branco.

Seu cérebro continua ativo enquanto você sonha

Pesquisadores descobriram que muitas áreas do cérebro continuam ativas durante o REM, muitas vezes até mesmo mais ativas do que quando eles estão acordas.

A maconha inibe os sonhos

Estudos ainda dizem que após fumar um cigarro de maconha, os sonhos são temporariamente inibidos. Os sonhos mais vividos ocorrem no estágio REM, e quando se fuma maconha, este estágio acaba sendo afetado, fazendo com que haja uma diminuição e então o esquecimento do sonho.

Diferenças de sexo nos sonhos

Diversos estudos já comprovaram que homens e mulheres sonham com coisas diferentes. De acordo com estas pesquisas, as mulheres sonham com homens e mulheres em proporções iguais, enquanto os homens em 67% dos casos sonham com pessoas do mesmo sexo. Os sonhos das mulheres também são mais longos, emocionais, em lugares bonitos e acolhedores como lagos, piscina e lagoas, enquanto homens sonham com carros, violência e sexo, além de lugares e pessoas desconhecidas.

Top