Concurso Theatro Municipal do Rio: inscrições

Com o objetivo de preencher 74 vagas para três tipos de cargos efetivos, a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria…

Por Andre em 18/09/2013

Com o objetivo de preencher 74 vagas para três tipos de cargos efetivos, a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, lançou novo concurso público, que será realizado entre os meses de outubro,  novembro e dezembro.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro abriu novo processo seletivo (Foto: Divulgação)

Das 74 oportunidades, todas para a capital carioca, 13 vagas são para o cargo de bailarino; 22 são para a função de músico corista; e 39 são para a carreira de músico instrumentista. Os vencimentos iniciais são de R$ 2.801,89.

Desse total de vagas, que ajudarão a completar os quadros artísticos do Theatro Municipal, haverá 5% delas reservadas para portadores de necessidades especiais e outros 20% para candidatos que se declararem negros ou índios.

☰ CONTEÚDO

Requisitos

Há diversas vagas para músico instrumentista e músico corista (Foto: Divulgação)

Para concorrer às vagas de bailarino oferecidas através do Concurso Theatro Municipal do Rio, os candidatos devem ter registro profissional no Ministério do Trabalho, enquanto para as chances de músico corista, as exigências incluem formação em nível superior e/ou registro profissional na Ordem dos Músicos do Brasil.

Já no caso da função de músico instrumentista, os requisitos para a candidatura são diploma de nível superior na área e/ou registro profissional na Ordem dos Músicos do Brasil.

Com relação à distribuição das vagas, haverá oportunidades para as seguintes especialidades na função de instrumentista: viola, violino, violoncelo, oboé, oboé/corne-inglês, flauta, flauta/piccolo, clarineta/clarone, fagote, fagote/contra-fagote, trompa, trompete, trombone, trombone baixo, tuba e piano/teclado.

Para músico corista, a divisão abrange as carreiras de voz feminina de soprano, voz feminina de mezzo-soprano, voz feminina de contralto, voz masculina de tenor e voz masculina de baixo. Já no cargo de bailarino, haverá seis vagas para mulheres e sete para homens.

Inscrições

As inscrições para o concurso do Theatro Municipal do Rio devem ser feitas até o dia 16 de outubro, por meio do site da Ceperj. A taxa de inscrição custa R$ 100,00 para qualquer cargo e os interessados em pedir a isenção do pagamento do valor devem preencher a ficha de solicitação, na página da Ceperj, até o dia 6 de outubro.

Para os candidatos que estiverem sem acesso à internet, haverá o atendimento presencial, realizado na sede da organizadora do concurso, que fica na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é das 10h às 16h, nos dias úteis.

Como será o processo de seleção

Também há oportunidades para bailarinos (Foto: Divulgação)

O processo seletivo do concurso público Theatro Municipal Rio de Janeiro 2013 será realizado em duas etapas, que acontecerão no próprio teatro: prova prática, de caráter estritamente eliminatório, e prova prática eliminatória e classificatória.

O calendário é o seguinte:

– Músico instrumentista: primeira etapa de 26 a 30 de novembro e segunda etapa de 11 a 14 de dezembro.

– Músico corista: primeira etapa de 31 de outubro a 3 de novembro e segunda etapa de 27 de novembro a 1º de dezembro.

– Bailarino: primeira etapa entre 5 e 9 de novembro e segunda etapa de 21 a 24 de novembro.

Maiores detalhes estão disponíveis no edital.

Top