Jovens Embaixadores 2013: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2013, promovido pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. Através do programa de intercâmbio,…

Por Andre em 20/04/2012

Serão selecionados 35 estudantes da rede pública de todo o país

Estão abertas as inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2013, promovido pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. Através do programa de intercâmbio, 35 jovens estudantes da rede pública de ensino de todo o país irão passar três semanas em território norte-americano, conhecendo a cultura e visitando escolas e instituições. Desde 2002, quase 300 estudantes brasileiros já participaram do programa.

Para participar, os estudantes devem estar matriculados na rede pública de ensino (estadual ou municipal), cursando atualmente o ensino médio; ter entre 15 e 18 anos na data da viagem; possuir boa fluência oral e escrita na língua inglesa; comprovar excelente desempenho escolar; possuir perfil de liderança e boa desenvoltura oral.

Além disso, os candidatos devem ser integrantes de famílias de situação socioeconômica menos favorecida e apresentarem histórico de atuação, durante pelo menos um ano, em atividades de trabalho voluntário ou responsabilidade social na região onde moram.

Inscrições

Na edição passada, os participantes foram recebidas pela Secretária de Estado, Hillary Clinton

As inscrições podem ser efetuadas através do site www.jovensembaixadores.org/2013. Na página, os candidatos vão encontrar uma ficha onde devem informar os dados pessoais (endereço, telefone, e-mail, documentação), dados escolares, a situação da família (número de pessoas, rendimento mensal) e a participação em trabalhos voluntários, entre outras solicitações. O prazo para se cadastrar termina no dia 5 de agosto.

Os candidatos inscritos serão convocados para fazer provas escritas e testes orais de fluência em inglês, no mês de setembro. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 30 de outubro.

Como é o programa

Os estudantes participam de várias atividades nos Estados Unidos

O programa Jovens Embaixadores 2013 acontecerá no mês de janeiro. Na primeira semana, os participantes estarão em Washington DC, capital dos Estados Unidos, indo a encontros com autoridades e visitando museus, monumentos históricos e algumas organizações. Já nas duas semanas seguintes, o grupo de estudantes será dividido e levado para estados definidos pela Embaixada.

Nesse período, eles ficarão hospedados na casa de famílias selecionadas e irão frequentar aulas em uma escola de ensino médio (high-school), para conhecer a vida do estudante norte-americano e realizarem apresentações sobre programas brasileiros de voluntariado, além de participarem de várias atividades sociais e culturais na comunidade.

Para conhecer mais detalhes sobre o programa, não deixe de visitar o site http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/je.html.

Fonte: Missão Diplomática dos Estados Unidos

Top