Concurso para Embaixador 2011

PUBLICIDADE


A carreira de embaixador, ou diplomata como também é conhecida,  é uma das mais procuradas no Brasil, e também no mundo. Milhares de pessoas se preparam todos os anos para os concursos que são feitos com o objetivo de preencher as vagas que abrem nas embaixadas brasileiras de todo o mundo. Um dos grandes atrativos da profissão é o salário, sem dúvida, um dos mais altos da carreira pública brasileira. Mas também a ideia de viajar por diversos países do mundo também chama atenção de muitas pessoas, até porque os embaixadores, além do salário, ganham uma série de benefícios para conseguirem sobreviver em outros países.

Todas as seleções para diplomatas são feitas pelo Instituto Rio Branco. Este instituto foi instituído no ano de 1945 e desde então é o responsável por toda a seleção dos novos embaixadores, além disso o instituto também faz todo o acompanhamento e também o treinamento dos novos embaixadores. Geralmente as pessoas que querem ingressar na carreira de diplomata devem, primeiramente,  fazer um concurso de seleção para ser admitido no Instituto Rio Branco. Depois disso, os que passam por este concurso passam por uma série de cursos e treinamento no Instituto, para depois serem habilitados para assumirem uma das vagas que são abertas nas embaixadas do Brasil espalhadas por todo o Brasil. O Instituto é diretamente vinculado ao Ministério das Relações Exteriores.

PUBLICIDADE

O Instituto Rio Branco já abriu um processo seletivo neste ano para admitir pessoas que queiram entrar para a carreira de diplomata brasileira. Os candidatos que participar deste concurso, que teve sua data limite de inscrição encerrada no último dia 12 de fevereiro, enfrentou uma concorrência grande para uma das 26 vagas que o Ministério das Relações Exteriores abriu na ocasião. Para participar da seleção os candidatos primeiramente deveria comprovar a formação em nível superior, em qualquer área, para conseguir concorrer a uma destas vagas.

Segundo o edital que foi lançado neste concurso, os candidatos que foram inscritos nesta seleção tiverem que passar por quatro fases do processo seletivo: prova objetiva; prova discursiva de português; prova discursiva de história, geografia, entre outras e prova escrita de língua espanhola e francesa. As provas deste concurso são consideradas uma das mais difíceis de todos os concursos públicos abertos, sendo que os candidatos costuma se preparar durante anos antes de enfrentar esta maratona de processo seletivo. Além disso, este concurso também possui uma das taxas de inscrição mais caras. Na ultima seleção, a taxa de inscrição ficou em R$ 150,00.

Segundo as informações que constam no site do Instituto Rio Branco, não há previsão de abertura de novos concursos para esta carreira no ano de 2011. Mas no ano de 2012, estão previstas sim a abertura de novas vagas, mas as informações referentes a este novo processo seletivo ainda não foram divulgadas pela instituição responsável pela organização do concurso, então os interessados deverão ficar de olho no site par obter as informações referentes a esta nova seleção.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.