Concorrer a um cargo público é frequente para quem busca estabilidade financeira e oportunidade de plano de carreira. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove concurso público.
Os cargos serão de analista judiciário, na área judiciária; analista judiciário, na área de apoio especializado, em psicologia, análise de sistemas, arquivologia, biblioteconomia, estatística, engenharia elétrica e engenharia mecânica; analista judiciário, na área administrativa, em contabilidade e pedagogia; técnico judiciário, na área administrativa; e técnico judiciário, na área de apoio especializado, em programação de sistemas.
Os detalhes referente aos cargos e tramites relacionados a prova serão divulgados no portal http://www.tse.jus.br/. Os salários variam de R$ 4.052,96 a R$6.611,39. O concurso público terá etapas diferenciadas, de acordo com a ocupação escolhida pelo candidato. Para o cargo de analista judiciário haverá provas objetivas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, prova discursiva/redação e avaliação de títulos. Já para a ocupação de técnico judiciário haverá prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos.
A nota final de aprovação no concurso corresponderá à média ponderada das notas obtidas em cada prova, e deverá ser igual ou superior a 6 pontos na escala de 0 a10, atribuindo-se peso 1 à nota da prova de conhecimentos gerais; peso 2 à nota da prova discursiva (redação); peso 3 à nota da prova de conhecimentos específicos.
Como foi em anos anteriores, para ao menos ficar na lista de espera, é necessário ter nota superior as notas consideradas de corte. Os candidatos que não obtiverem média final igual ou superior a 6 serão reprovados e eliminados do concurso público. O concurso terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período. O órgão não divulgou o edital, mas você pode ter uma ideia de como será o concurso consultando o edital do último concurso no site http://concursos.ig.com.br/ft/conc/9527.pdf?kbid=1014.