Comprar passagens pela internet: cuidados

Para facilitar a vida e organizar a viagem com antecedência, cada vez mais os consumidores têm utilizado a internet para comprar passagens aéreas (e…

Para facilitar a vida e organizar a viagem com antecedência, cada vez mais os consumidores têm utilizado a internet para comprar passagens aéreas (e também terrestres), já que podem realizar a transação sem sair de casa e a qualquer momento.

Fazer compras de passagens pela internet requer alguns cuidados (Foto: Divulgação)

Mas da mesma forma que a compra de passagens pela internet tem ganhado um grande número de adeptos, a quantidade de reclamações relativas a ela também vem crescendo nos serviços de proteção ao consumidor, devido a algumas fraudes e não cumprimento de contratos.

Fique atento: Dicas para comprar passagens aéreas baratas

Se você está se preparando para viajar e vai utilizar os serviços de venda online de passagens, é importante ficar atento a alguns cuidados, que podem ajudar a evitar muitos transtornos.

Viajando pelas rodovias: Comprar passagens de ônibus pela internet

Verifique a idoneidade da empresa

Para ter uma viagem segura e tranquila, verifique a idoneidade da empresa que está vendendo a passagem (Foto: Divulgação)

O primeiro cuidado que você deve ter antes de comprar passagens pela internet é verificar a idoneidade da empresa que está vendendo o bilhete. Consulte o Procon, faça pesquisas em sites de reclamações e busque informações também nas redes sociais, com quem já comprou naquela empresa.

No caso da compra ser realizada através de agências de turismo, você pode consultar o site do Ministério do Turismo, para saber se ela está devidamente cadastrada e liberada para oferecer seus serviços.

Leia o contrato com atenção

Antes de confirmar a compra, leia o contrato (Foto: Divulgação)

Antes de fechar a compra das passagens, leia o contrato (ou as condições de venda) com muita atenção, para saber quais são seus direitos e deveres. Caso não encontre o documento no site, peça para a empresa lhe enviar por e-mail, e não efetue a compra até que você tenha acesso a ele.

Leia Também:  Ofertas de Sofás no Ponto Frio

Cuidado com as promoções

Tenha cuidado com as promoções, principalmente com aquelas que oferecem descontos incríveis (Foto: Divulgação)

Alguns sites de promoção costumam arrematar grandes lotes de passagens aéreas e revender para os consumidores a preços mais baixos. Ao aproveitar essas promoções, fique atento às datas e horários disponíveis e também às possibilidades de remarcação ou cancelamento da passagem.

Outra dica é exigir da empresa um documento que garanta a reserva dos bilhetes com assento marcado, para se prevenir de qualquer problema.

Imprima e guarde todos os comprovantes

Guarde todos os comprovantes e contratos, pois através deles você poderá reclamar, caso tenha algum problema (Foto: Divulgação)

Ao confirmar a compra da passagem via web, imprima e guarde todos os comprovantes e contratos, pois eles serão de grande utilidade caso ocorra algum problema. É através deles que você poderá exigir da empresa tudo o que foi prometido e não está sendo cumprido.

Se os problemas não forem resolvidos diretamente com o vendedor, vá até o Procon ou recorra ao Judiciário, levando os comprovantes.

Top