Como Trocar as Fraldas do Bebê, Dicas

Trocar as fraldas parece ser uma tarefa fácil vista de longe, mas quem é pai ou mãe de primeira viagem sabe como essa tarefa…

Trocar as fraldas parece ser uma tarefa fácil vista de longe, mas quem é pai ou mãe de primeira viagem sabe como essa tarefa é complicada até “pegar o jeito”.

Muitas dúvidas surgem em relação à troca de fraldas: quantas vezes devem ser trocadas? Que tipo de fralda usar? Que tipo de produto de higiene usar? Entre tantas outras… Acompanhe esse artigo e saiba como trocar as fraldas do bebê:

Quantas vezes devo trocar o bebê?

Não há um número exato de vezes para se trocar o bebê. O ideal é que se troque várias vezes ao dia, e algumas a noite se for necessário. A urina e as fezes se ficarem muito tempo acumuladas podem proliferar bactérias e prejudicar o bebê, causando assaduras. O ideal é que a troca do xixi seja feita após cada mamada e cada vez que o bebê fizer cocô. Durante a noite troque apenas quando achar necessário, procure não deixar a fralda muito cheia, isso causa desconforto, mas também não acorde o bebê para trocar sem necessidade. Observe se a fralda parece “pesada” para trocar.

Normalmente o bebê faz xixi de hora em hora e pelo menos três cocôs. Menos de um cocô por dia não é normal, caso isso ocorra procure seu médico pediatra. Mais de quatro cocos por dia, com textura “molinha” também não é normal, fique atenta!

O que usar para trocar as fraldas do bebê?

Materiais:

– 01 fralda limpa;

– 01 saco plástico ou lata de lixo para descartar a fralda usada;

– Algodão, fralda de pano limpa, água ou lenços umedecidos;

– Pomada contra assaduras.

– Roupas limpas à mão, caso tenha sujado a roupa com o cocô ou xixi.

Leia Também:  Dicas de como se preparar para a chegada do bebê

– Um brinquedinho para distrair o bebê.

Como fazer a troca das fraldas?

Deite o bebê sobre uma superfície plana, mas confortável, se quiser pode usar um pequeno travesseiro para manter a cabeça levemente erguida. Esta superfície deve estar protegida por um pano limpo ou trocador plastificado.

Após deitar o bebê, solte as fitas adesivas da fralda e as dobre sobre si mesmas, para não grudarem no bebê, mas ainda não retire a fralda suja. Levante as perninhas do bebê com cuidado e dobre a fralda para debaixo dele, aproveitando para tirar a maior parte do cocô com a própria fralda. Cuidado para não fazer a maior sujeira, vá com calma e não deixe o bebê colocar as mãozinhas no bumbum sujo ou fraldas, isso acontece principalmente com os mais grandinhos.

Limpe primeiro a parte da frente do bebê com um algodão ou fralda de pano umedecido com água morna, nas meninas limpe sempre de frente para trás, evitando que sujeirinhas e bactérias do bumbum passem para a vagina. Levante bem as pernas do bebê, juntas, e limpe o bumbum com todo cuidado para não deixar resíduos que causem assaduras.

Finalmente tire a fralda suja de baixo do bebê e coloque a limpa, já aberta, a parte com as fitas deve ficar em baixo do bumbum. Passe pomada contra assaduras com muito cuidado, não precisa passar em excesso, mas o suficiente para cobrir toda a região. Dê uma atenção especial às dobrinhas e curvinhas da anatomia do seu filho, para que não haja nenhuma assadura. A pomada ideal é qualquer uma a base de óxido de zinco. Ela projete para que as assaduras não ocorram e também tratam a pele caso haja assadura.

Leia Também:  Fantasias Infantis para o Carnaval

Feche a fralda, deixando-a justa, mas sem apertar a barriguinha do bebê. Verifique os elásticos das perninhas para ver se não estão dobrados para dentro. Isso irá evitar vazamentos.

Enrole a fralda suja na própria fralda, formando um rolinho que será fechado com a própria fita adesiva, descarte no lixo.

Vista o bebê, lave bem as mãos (antes e depois de trocar as fraldas).

Com o tempo todo esse ritual será feito praticamente de olhos fechados… O mais complicado é nos primeiros meses, pois o bebê é pequeno e dá medo de machucá-lo. Mas, com muito amor essa fase passará rapidinho!

Top