Como se Tornar um Degustador de Vinhos

Ter uma profissão hoje em dia é questão de sobrevivência. Temos que além de tudo, os melhores que atuam na área que a gente…

Ter uma profissão hoje em dia é questão de sobrevivência. Temos que além de tudo, os melhores que atuam na área que a gente escolheu para ser nossa. Sendo assim, por mais que a gente pense que não, cada profissional tem que ter o seu devido lugar no mercado. E, por mais que a gente se engane, cada profissão tem seus riscos e suas alegrias. Muitas pessoas pensam em se tornar médicos, engenheiros, juízes, entre outros.

Outras querem mesmo é ser musicistas, viver de teatro, ou então ser um degustados de vinhos profissionais. Para ser um degustador se vinhos você tem que ter tato, c tem que gostar da sua profissão, tem que estar por dentro das tendências e dos melhores vinhos, desde os nacionais até mesmo aqueles que são importados, o ano que fora feito, a sua composição, decorar seus nomes, suas notas cítricas, e tudo mais que é ligado aos vinhos e suas tipificações.

Para nós que não entendemos, os vinhos tem um sabor regular, por mais que a gente beba esse ou aquele, é sempre o mesmo saber, mas na verdade, a gente se engana e muito! Os vinhos sofrem diferentes tipos de fermentação, além do que o seu processo de armazenagem interfere também diretamente no sabor. Então, a primeira coisa que um degustador de vinho precisa saber é que o paladar deve ser aguçadíssimo.

Isso porque como a maioria das pessoas não conseguem ver a diferença entre os vinhos, o bom degustador deve sentir a sua diferença já no cheiro que o mesmo possui. Se você é um especialista, ou seja, degustador de vinho, você agora tem grandes oportunidades de conseguir um bom emprego no mercado de trabalho, isso é, falta uma boa mão de obra qualificada nesse ramo, então, você já sabe por onde começar.

Para que você se torne um excelente Sommelier (degustador), a primeira coisa que você terá que ter é a curiosidade de conhecer todos os aromas, todos os sabores e todas as texturas e sentir, na sua boca, a diferença de cada um deles. Fora isso, você vai ter que ter muito conhecimento técnico sobre esse assunto. Se você for um bom profissional você terá que ver a qualidade do vinho em ocasião e decidir qual deverá ser sérvio em um determinado jantar, por exemplo, além de você conseguir realizar exames visuais sobre determinadas coisa, além de gustativo e olfativo, que com base em muito treino e perseverança conseguem fazer com que você fique um craque nesse assunto.

Você se interessou por esse assunto? Acha que você tem tudo haver com essa posição? Então, que tal você se tornar um e um dos melhores e por tal, ter sua vaga no mercado de trabalho também? A primeira coisa que você tem que fazer é acessar o site da Associação Brasileira e Sommliers (http://www.abs-sp.com.br/conteudo/page_cont_1.asp) e procure por maiores informações.

Se você ainda assim permanecer com duvidas, todas as suas informações podem sim ser esclarecidas pelo telefone da associação que tem como o seu numero o 3814-7853. Através desse site você também consegue se manter informado sobre tudo o que vai rola, sobre os principais eventos que você pode trabalhar, sobre os cursos que você pode fazer, suas inscrições e tudo mais!

Ou seja, você só não estará participando disso se você não quiser também! As dicas são bem simples, basta que você se empenhe e faça agora mesmo a sua inscrição. É uma profissão que não é muito fácil, e que depende apenas de você para que tudo dê certo. Apenda todas as técnicas e seja um dos melhores naquela área que você escolheu para ser sua! Toda a atenção é sempre pouca, tome cuidado e seja um excelente degustador de vinhos.


Top