Como se Sair bem no Processo Trainee

Encarar um processo seletivo não é tarefa simples. Aparece o nervosismo, aquele friozinho na barriga nunca sabemos se a roupa escolhida é a ideal e, às vezes surgem dúvidas no que falar. Devido ao grande número de candidatos em busca de uma vaga nesses programas, estar bem preparado para a entrevista diminui as chances desses imprevistos acontecerem, o que pode ser um diferencial para a conquista da tão sonhada vaga. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como se sair bem nesses tipos de processos seletivos. Confira abaixo.

Uma forma de ajudar na seleção é ensaiar em casa o que irá dizer. Durante o processo seletivo é preciso estar confiante em si próprio, em seus objetivos e em sua carreira. Isso diminui o nervosismo e fortalece na hora de falar. Transmitir segurança e tranquilidade são outros fatores importantíssimos. Mostrar que conhece a empresa, ter uma boa comunicação e expor uma postura correta, influenciam a decisão do entrevistador.

Durante a entrevista, inúmeros aspectos são levados em conta, e poucos deles são percebidos pelo candidato. É o caso da linguagem corporal, a qual pode revelar se o candidato está tranqüilo, nervoso, inseguro ou confiante. Nosso corpo é como se fosse o espelho de nossa mente. Tom de voz, gestos, postura, olhar e posicionamento de modo geral devem receber mais atenção. A leitura corporal é uma dica válida e significativa para todos os candidatos.

Pessoas ansiosas devem procurar fazer um relaxamento e, ter uma boa noite de sono na véspera da entrevista, pois, se não dormimos bem, e não estivermos com a mente saudável, isso com certeza irá transparecer. Já o candidato que pratica esportes ou possui uma rotina saudável, terá mais facilidade para filtrar a ansiedade e o nervosismo.

Alguns deslizes cometidos pelos candidatos podem ser verdadeiros vilões durante o processo seletivo, e podem significar o “adeus” na disputa pela vaga. Entre os erros mais comuns estão: inventar cursos ou experiências no currículo, falar e escrever errado e falar mal sobre empresas e pessoas pelas quais já trabalhou.

É importante lembrar que o trainee é apenas o começo, ao final do período de treinamento, sua vaga na empresa não está garantida, é preciso estar em constante aprimoramento. Aproveite para aumentar sua rede de contatos, seja humilde, e tenha ambição para crescer e buscar desafios dentro da empresa.

Caso vier a não passar neste processo, não desanime. Muitos trainees que conseguiram passar no processo é porque tentaram muitas vezes. Tenha em mente que as empresas procuram por determinado perfil para cada tipo de vaga, ou seja, não há melhores ou piores, apenas o mais adequado ao momento da mesma. Os perfis exigidos variam bastante. Ser persistente e ter paciência são as melhores atitudes nessa hora.

 

Fontes: http://www.dicasprofissionais.com.br/trainee2.asp?id=4
http://consultoriadecarreira.com/2008/01/04/como-se-dar-bem-num-programa-de-trainee/
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/parceiros/administradores/segredos-para-voce-se-dar-bem-em-processos-seletivos.shtm
http://www.aiesec.org.br/blog/carreira/guia-basico-sobre-o-processo-trainee/

Reply