Como se preparar para o trainee

O Trainee é o gerente de amanhã. É com esse pensamento que as empresas buscam jovens recém-formados para compor o quadro de colaboradores da…

Por Élida Santos em 12/01/2012

Para ser um Trainee necessário ter ao menos um nível de inglês intermediário (Foto: Divulgação)

O Trainee é o gerente de amanhã. É com esse pensamento que as empresas buscam jovens recém-formados para compor o quadro de colaboradores da companhia. Muitas vezes as pessoas contratadas para atuar nesse cargo não possuem experiência profissional na área em que almejam um cargo nas grandes corporações, tendo como bagagem somente os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Com um mercado de trabalho cada vez competitivo é necessário se destacar e tendo apenas formação superior isso não é possível.

As organizações optam por Trainees, pois na maioria das vezes esses profissionais trabalham por anos em uma mesma empresa, ou seja, todo o dinheiro aplicado na formação desses jovens é um investimento a médio e longo prazo, quando esses colaboradores conseguirão auxiliar no crescimento e desenvolvimento do local onde trabalham. Mas não é porque as empresas buscam pessoas que acabaram de se formar que você deve deixar de buscar aperfeiçoamento.

O Trainee de hoje é o gerente de amanhã (Foto: Divulgação)

O nível de exigência durante o processo de seleção e após a contratação de um Trainee é elevado, sendo que as pessoas que não tem ao menos um nível de inglês entre o fluente e o avançado dificilmente consegue se inscrever em um processo de recrutamento para tal cargo. A primeira coisa a se fazer quando se almeja uma colocação como essa é investir no inglês. Se você nunca fez nenhum curso de línguas o correto é começar antes da conclusão da faculdade, pois os processos seletivos para Trainee, em maioria, tem início no último ano de graduação.

Para conquistar uma oportunidade no mercado é necessário preparação (Foto: Divulgação)

O tempo de preparação é relativamente curto, já que as empresas buscam pessoa com no máximo três anos de formação conclusão da faculdade, e raramente fogem dessa regra quando se trata da formação de futuros gerentes. Por isso, faça cursos que permitam a ampliação dos seus conhecimentos de mercado. Isso demonstra vontade de aprender e de se profissionalizar. As organizações procuram cada vez mais pessoas que tenham uma visão empreendedora, que possa trazer inovação para a companhia, e que apesar da pressão, consiga bons resultados.

Por isso, comece a se preparar assim que iniciar a graduação, ou até mesmo antes. Leia jornal diariamente, acesse páginas de notícias na internet, fique “antenado” com o que acontece no mundo todo. Informação nunca é demais, e quanto mais você a possui, mais chances tem de fechar bons negócios, e é o que o mundo corporativo espera de você. Comece a pensar como um Trainee e candidato a futuro gerente, que certamente conquistará uma colocação privilegiada no mercado de trabalho.

Top