Falhas comuns cometidas pelos chefes

A falta de profissionalismo leva boa parte dos gestores a cometerem erros primários. É essa atitude que acarreta nas principais falhas dentro do ambiente…

Por Élida Santos em 29/02/2012

Escute seus subordinados (Foto: Divulgação)

A falta de profissionalismo leva boa parte dos gestores a cometerem erros primários. É essa atitude que acarreta nas principais falhas dentro do ambiente de trabalho. Por isso, se você já tem um cargo de liderança, ou almeja um, é melhor começar a rever os seus conceitos para não ser mais a ser temido e não respeitado. Conheça as principais falhas que levam os chefes ao fracasso:

1 – Autoritarismo

Essa é a principal falha de muitas pessoas que possuem cargos de destaque. Para se impor acabam criticando tudo a sua volta, inclusive os bons trabalhos. Além disso, não delegam as funções, simplesmente ordenam. Os colaboradores da companhia de sua alçada fazem tudo, muitas vezes com medo de serem repreendidos.  O bom gestor tem a equipe do seu lado e é respeitado sem usar autoritarismo.

Seja profissional em todos os momento (Foto: Divulgação)

2 – Soberba

A vida é uma constante aprendizagem, até mesmo para gestores de empresas. No mundo corporativo tudo muito rápido, e nem sempre é possível acompanhar todos os processos. Às vezes um funcionário, que é focado somente em um determinado setor, pode lhe ensinar particularidades que você desconhece. Então, nada de se achar o “sabe tudo”. Não confunda confiança com soberba. Seja humilde sem suas atitudes.

3 – Centralização

Por medo de erros, ou simplesmente por não confiar em seus colaboradores, alguns chefes limitam as funções de seus funcionários. Conheça a sua equipe a fundo, para saber o que cada um faz de melhor. Um bom gestor sabe delegar e não fica sobrecarregado. Centralizar tudo em você não é o melhor caminho. Busque bons profissionais para ficarem ao seu lado, porém, dê oportunidade para que eles mostrem do que são capazes de fazer.

4- Falta de comunicação

Não dá para ser chefe de uma equipe se não consegue se comunicar. Reuniões estratégicas, para alinhar informações e definir ações são fundamentais. Leia seus e-mails e responda o máximo de mensagens que puder. Se achar mais rápido ligue para os outros departamentos para resolver o problema. O que não pode é ficar calado quando se deve ter uma atitude.

5- Organização

Esquecer de compromissos, ou deixar de executar funções é inaceitável. Uma agenda lhe ajuda na organização. Anote tudo, e imprima e-mails se for necessário. No computador há programas que ajudam a não esquecer os compromissos. Se julgar necessário, contrate uma secretária para cuidar somente disso.

Seguindo essas dicas certamente sua vida profissional será melhor. Mas nada disso surtirá resultado se você não for profissional e não deixar que sua opinião pessoal interfira nas suas decisões. Seja profissional sempre, por mais difícil que seja.

Top